Como já era de se esperar eu não aguentaria muito tempo e terminaria de ler mais um livro no ano. Demorei algumas semanas para que finalmente pudesse pegá-lo com calma, mas tudo deu certo e em alguns dias, entre almoços entediantes e uma sexta chuvosa consegui termina-lo.
"O Velho e o Mar" era um livro que estava na minha lista de leitura a muito tempo, e eu já estava começando a criar expectativa em relação a ele. Apesar de tudo houveram momentos de felicidade e agonia durante a leitura.
Acredito seriamente que por eu ter criado algum sentimento maior por este livro o início foi bem estranho, não me sentia conectada a ele, e a leitura não estava me cativando nem um pouco. Comecei a ficar chateada com os sentimentos que estavam surgindo em mim, mas não podia desistir somente por motivos bobos.
Decidi então seguir em frente e prosseguir com a leitura. 
O Velho Santiago começou a me conquistar com sua história. Sendo ele um pescador cubano, que não estava tendo muita sorte no mar e seu aprendiz que me pareceu fiel não tinha como a história ser tão ruim. 
Cheio de sonhos e fantasias com o peixe gigante, a relação entre os dois é cheia de companheirismo, o que deixa a história com um toque cheio de amor.
Apesar de toda a amizade entre eles, é difícil acreditar que a história tenha sido verídica para os personagens, o que me fez acreditar que era apenas um sonho de Santiago. 
A história é cheia de mensagens. Acredito que a história de Santiago e do peixe gigante, tenha sido algo sobre lutas internas, ou sonhos que alcançamos mesmo com a luta, e não posso dizer muito sobre o quanto o jovem Manolin, pois é honrável o carinho que sente pelo velho.
Apesar de muita imaginação, gostei bastante da história. Poderia ter começado de uma forma mais agitada, mas por ser um clássico, era-se de se esperar um início mais lento e com uma conquista mais lenta.
A escrita é exatamente como imaginei, rica em detalhes e com um toque especial do autor. Vale a pena cada segundo da leitura, apesar de tudo. Se pudesse voltar no tempo, talvez eu não tivesse criado tanta expectativa, pois ainda acredito que esse é um fator que acaba com a graça do livro, mas fora aprovado com certeza. 


Deixe um comentário