Assim como eu muitos blogueiros e blogueiras ainda não conseguem viver com o seu trabalho no blog, por isso para nossa sobrevivência temos que trabalhar em outro lugar. 
Com a globalização muitos estrangeiros vieram para o Brasil encontrar uma oportunidade de negócio. 
Sou formada em Comércio Exterior e logo serei uma Administradora de Empresas e devido a isso tenho que entender um pouco melhor sobre a questão da gestão de um negócio e a troca de produtos e/ou serviços entre os países.
Mas não vim aqui hoje falar sobre empresas e etc, vim falar hoje sobre: "COMO É TRABALHAR PARA UM ESTRANGEIRO?". E mais, com uma cultura MUITO diferente da sua. 
Conversando com colegas que conheci via Whatsapp, contei minha experiência em trabalhar com Chineses e eles acharam interessante a forma como eu me adaptei a cultura deles e a forma como acabei influenciando eles a se adaptarem a minha, ou pelo menos entenderem um pouco melhor.
Como disse anteriormente, trabalho com chineses. Estes estão no Brasil a anos, mas apesar disso ainda possui forte influencia da cultura chinesa. 
Quando comecei a trabalhar com eles, senti uma grande dificuldade em compreender o que eles diziam, a nossa comunicação tinham vários ruídos e devido a isso eu sentia muita dificuldade com esse obstáculo.
Outro ponto necessário é a ADAPTAÇÃO. É a forma de gerir o negócio. Por eu ser quase uma "gestora" eu queria poder guia-los, dar uma ideia do quanto o negócio podia fluir no Brasil, contudo a cultura deles batia de frente com a minha, já que o pensamento do chinês em relação ao negócio é dinheiro imediato e não construção de algo.
O tempo foi passando e eu percebi que para poder me adaptar com qualquer estrangeiro é PACIÊNCIA. O tempo, a conversa, o relacionamento vai sendo construído, sua mente vai se adaptando ao modo de fala, se adaptando aos ruídos na comunicação e você vai entendendo um pouco melhor.
As culturas continuaram sendo diferentes, mas com paciência e muita COMPREENSÃO acredito que as coisas vão se encaixando, quebra cabeça vai sendo criado, muitas vezes com peças diferentes. 
Isso é a globalização. E eu acho fascinante.
Gosto de conhecer novas culturas, tenho um sonho de viajar o máximo de lugares que eu puder justamente para poder conhecer lugares e pessoas que não estou acostumada a ver no Brasil. 
Aprendi com eles muitas coisas, ouço histórias e experiências deles e acho incrível.
Essa troca de informação é muito rica, é um conhecimento tácito que hoje estou tornando-o explícito a partir deste texto.


Convivi também com Argentinos. Trabalhei já com várias pessoas da América Latina, nossos vizinhos queridos (ou nem tanto). E lembro-me que senti a mesma dificuldade. Lembro-me que o desespero era ainda maior, afinal eles não falavam nada de português e simplesmente mergulhar num idioma novo e que você tem pouco conhecimento, é uma aventura. 
Desesperada, percebi o mesmo que percebo hoje, se eu tivesse paciência, um pouco mais de calma, talvez eu tivesse me acostumado muito mais fácil. Tudo é questão de adaptação.
Acho que resumindo e respondendo a questão do título, "COMO É TRABALHAR PARA UM ESTRANGEIRO?" A resposta desta questão é PACIÊNCIA e CALMA. 
Ah, também é necessário que você esteja disposto a entender melhor seu chefe, ou seja lá quem for o estrangeiro entrando na sua vida. Acredito que temos muito a ganhar com a presença deles em nossas vidas, principalmente na vida profissional. 
Eu aprendi a falar espanhol "fluentemente" graças ao meu estágio com os nossos vizinhos, contudo eu ainda não aprendi a falar mandarim, mas confesso que arranho em algumas palavras já, como um OBRIGADA, BOM DIA, BOA TARDE e TCHAU!

O que mais posso dizer? Bom, é agradecer a estas pessoas que me ensinaram tanto sobre a cultura deles. É uma experiência que você não vai adquirir com livros, textos ou o que for, você só irá entender melhor, irá compreender como é na prática.
Por isso eu desejo que algum dia todos nós tenhamos a experiência de trabalhar com algum estrangeiro. É algo fascinante e trabalha bem nossa concentração nas coisas. (Quero ver você trabalhar com seu chefe falando mandarim bem alto hauahuahahua). 

Mais uma vez não sei se esta postagem foi útil, mas quis compartilhar com vocês minha experiência com estrangeiros (a única por enquanto). E posso dizer uma coisa, AMO o que eu faço e ADORO meus chefes! <3


11 Comentários

  1. Trabalhar com uma pessoa que tem os mesmos costumes que o seu ja é difícil, imagina com outra cultura?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem difícil viu, mas é bem divertido as vezes. kk Obrigada por comentar <3

      Beijos

      Excluir
  2. Muito legal, é sempre bom conhecer culturas diferentes.
    Adorei seu texto,muito bem escrito.

    Bjoss *--*
    ♥Participe da nossa Pesquisa de Público♥
    ♥FanPage♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro viu! Escolhi a área certa. Obrigada por comentar <3

      Beijos

      Excluir
  3. Gostei bastante da postagem! Desejo-lhe sucesso e que muitos aprendizados ainda venham.

    ResponderExcluir
  4. Bem diferente Jac.
    Parabéns. Bjs Bia

    ResponderExcluir
  5. Adorei a postagem, achei bem interessante. Deve ser enriquecedor mesmo conviver com culturas diferentes, muito legal isso.
    beijos.
    http://lugaaraosol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Trabalho para um espanhol e gosto muito dele. No começo foi difícil mas hoje me acostumei. Bjsss

    ResponderExcluir