Trabalho com o blog, Trabalho com Comércio Exterior, Faculdade, TCC, amigos, família e namoro. Conciliar tudo isso não é nada fácil! De verdade!
Agora voltando a ativa e tentando ter tempo para todos os meus afazeres, acabei criando uma rotina, uma forma de organização que não tem como se perder. Pelo menos eu tento seguir o máximo que eu posso, pois sei que se eu não o fizer vou me perder e algo não saíra como o esperado.
Para que isso não ocorra, desde o ano passado virei uma adepta a AGENDA. Pois é, extremamente clichê, mas ajuda muito mais do que vocês pensam. 
Anotar tudo o que você precisa fazer e a necessidade dele (se é urgente, adiável e etc), faz com que você consiga ver melhor quais são as suas prioridades. 
Gosto de dividir minha rotina, confesso que não sigo um padrão exato ainda, mas uso dois jeitos de divisão:

1º - Divido a rotina por horário. Então sempre anoto os horários que preciso fazer tal coisa, contudo, este mesmo funcionando acaba atrasando algo devido ao meu trabalho, por isso prefiro a segunda opção.

2º- Dividir as rotinas por categorias. Por exemplo: Divido minha rotina com blog, trabalho, faculdade, TCC e assim por diante.

Antigamente eu não tinha um tempo e muito menos horário para coisas, por isso meu sumiço do blog, deixar o lado social de lado e etc, mas este ano já consigo ver uma grande diferença em todos os quesitos.
Com a ajuda da minha agenda tive um controle melhor sob meus afazeres, contudo, somente usar a agenda não cumpre 100% a minha necessidade.

Para auxiliar um pouco melhor na minha rotina, gosto de criar tópicos no meu CELULAR, já que é algo que fica quase 24 horas ao meu lado. Anoto sempre as coisas mais urgentes e se for preciso coloco o DESPERTADOR para tocar também. É uma forma de eu seguir até me acostumar com o horário. 

Agora, algo que é indispensável na minha vida a anos são os POST-ITS. Gosto de anotar compromissos, ideias para o blog, assuntos urgentes e colar sempre em lugares que eu veja. Acreditem ou não, sou uma pessoa MUITO esquecida, então para lembrar de algo, vou lá e colo um papel. 
Como trabalho com Comércio Exterior, é difícil a comunicação com meus fornecedores já que eles ficam na China e o fuso horário não permite a comunicação durante o dia (aqui no Brasil). Por isso, acabei criando esta mania no trabalho também. Anoto num caderno o que preciso fazer, mas também anoto os assuntos que precisam ser conversados e resolvidos nos post-its e colo no notebook. Assim no dia seguinte sei exatamente o que preciso fazer a prioridade dele.
Faço o mesmo com o blog. Como passo a maior parte do meu dia no escritório, acabo conciliando o blog por aqui mesmo (estou no escritório agora), por isso dividi os trabalhos por cores, assim posso distinguir também. 
Vou ser sincera e dizer que gosto bastante deste método, por usa-lo desde 2010, quando iniciei nesta blogsfera, acho que para mim da muito certo. 


Outro ponto que acho bem legal é criar um MURAL, ou um calendário para anotar os compromissos. Muitas pessoas não conseguem simplesmente anotar numa agenda pois são muito visuais, e é uma forma bem legal de se lembrar ou atualizar dos seus compromissos. 

Por fim, uma ideia que muitos devem usar já, fora a agenda é o uso de um CADERNO DE ORGANIZAÇÃO. Existem VÁRIOS tutoriais na internet sobre como fazer um caderno ou adaptá-lo com a sua necessidade e acho que está ideia é INCRÍVEL. Quando eu tinha um tempo mais livre eu fazia o caderno, mas carregá-lo não é fácil, então optei pela agenda e por enquanto ela está atendendo minhas necessidades. 

Não sei se as dicas foram muito úteis, mas quis compartilhar com vocês como não estou enlouquecendo (tanto) com tantas tarefas a serem feitas. 
Espero ter dado alguma ideia para quem está tão atarefado quanto eu. 


22 Comentários

  1. Eu tambem me organizo senão me perco toda :c
    beijos
    http://www.naosoudecor.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem fala. É bem difícil conseguir fazer tudo sem ter uma rotina de organização! =/

      Beijos

      Excluir
  2. Adorei as dicas Jac. Vou usar elas no meu dia a dia. =) bjs Bia

    ResponderExcluir
  3. Sempre fui muito "desmazelada" com as coisas, mas desde que começei a me dedicar ao blog, já melhorei muito a minha organização. Blogueira boa é blogueira organizada rsrs

    ótimas dicas!

    www.camillanunes.com

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Que coincidência. hahaha
    Também fiz um post sobre organização no meu blog. rs
    Eu também optei por usar a agenda, é a melhor coisa que tem. Não me perco e sigo o roteiro do dia, certinho.
    Gostei das suas dicas.
    Beijos.

    http://www.leituradelua.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Vou lá ver sua postagem e ver se posso agregar mais algo para a minha organização! *_*

      Beijos

      Excluir
  5. Adorei suas dicas. To precisando muito me organizar, são tantas coisas pra fazer que fica difícil não deixar algo de lado.
    Boa sorte pra nós!
    beijos.
    http://lugaaraosol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Adorei o blog e estou seguindo para acompanhar...
    Realmente conciliar todas as atividades é bem complicado. Eu anoto tudo na agenda e as vezes volto da faculdade e vejo que metade das tarefas não foram feitas. As vezes trabalhamos todo dia, corremos, corremos e parece que não fizemos nada.
    Muita calma para organizar a rotina né?
    BEIJOS
    http://alecanofremakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que é verdade. Olhar no final do dia, as vezes da um desanimo, mas bora correr pra fazer tudo! ahuahua

      Beeeeijos

      Excluir
  7. Otimas dicas Jacque.
    Preciso me organizar com urgência.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas ,vou utiliza lás tbm .
    adorei o blog !!
    http://feve-reiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Jacque!
    Ai que legal!! Você trabalha com Comex, eu também Hahaha Sei como é essa loucura!
    Eu só consigo me organizar quando anoto - seja no celular, ou no computador, ou em uma agenda (utilizo os três métodos). Acho que quando coloco no papel, aquele montão de coisas que eu penso que tenho que fazer, fica mais acessível de ser resolvido... Não sei, sempre tive essa impressão. Às vezes eu penso que tenho muita coisa pra fazer, e quando anoto não parece ser tanta coisa assim haha

    Beijinhos
    Daisy - nuvemdeletras.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que legal! *_*
      Nossa nem fala viu... Gosto de ver tudo o que eu tenho para fazer e quem sabe assim não crio uma vergonha na cara e corro com tudo. ahuahuhaua

      Beeeeijos

      Excluir
  10. Olá :) Adorei a sua portagem! Ficou ótima! :D Gostei muito das dicas. *-* :D
    Nossa, percebe-se que a sua vida é bastante corrida, pois, tem várias coisas para fazer, vc demonstra ser uma pessoa organizada e inteligente. *-* ;) Sem dúvida, as formas que vc utiliza ajudam muito. :) Peço desculpas pela demora para retribuir o comentário. :/ é que meu tempo tá meio corrido. rsrs
    ( Obrigada pela sua visitinha lá no meu blog e por seguir o mesmo. <3
    Também estou seguindo o seu blog! *-* Sinta-se a vontade para visitar o emu blog quando puder e quiser. ;) Beijos! <3
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que gostou Gaby. Realmente é bem corrida, mas ano que vem as coisas se acalmam um pouco já que eu termino a faculdade. <3
      O bom é que em Abril já posso dar uma certa respirada por conta do TCC que será entregue!

      Pode deixar que vou voltar sim, adorei seu cantinho.

      Beijos linda

      Excluir
  11. Nossa organização é tudo!!
    Tenho agenda mais não consigo ter o hábito de anotar tudo..
    minha rotin esta uma bagunça... sou casada, faço curso técnico de manhã trabalho a tarde e a noite vou pra facul, e agora tenho o blog para atualizar
    e minha casa? Melhor nem responder né rsrs
    beiijo^^

    http://samilaalayni.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa bem corrido mesmo hein! Mas tudo vai dar certo. Tente montar algo pelo celular, despertador, agenda lá mesmo esse tipo de coisa. Talvez ajude!

      Beeeijos

      Excluir