Ontem, ao sair de uma prova do MEC fui com meus amigos da faculdade à um barzinho próximo para comemorarmos o aniversário de um dos nossos. 
É estranho saber que daqui a poucos dias tudo vai acabar, e vai depender somente de nós mesmos que a amizade continue. O mais estranho mesmo é fazer parte de um grupo onde encontro pessoas completamente diferentes de mim. A diversidade que existe em nossa rede de amigos não é tão grande, todos podemos ser considerados loucos, brincalhões, mas com gostos completamente opostos, pelo menos da minha parte. 
Nunca fui de frequentar lugares muito agitados e barulhentos, sou assim desde que me conheço por gente. Sou mais calma, não gosto muito de zona e de bebidas. Ao contrário dos meus amigos que bebem mesmo e não estão lá de brincadeira, digamos assim.
É curioso o fato de fazer parte de um grupo tão diferente de mim. Apesar das imensas diferenças, ainda conseguimos nos divertir e rirmos. 
Apesar de estar rodeada de pessoas maravilhosas, estas diferenças as vezes me isola um pouco de tudo e de todos. Não quero ser alguém que eu não sou, na verdade, não serei e não mudarei por ninguém. 


Com o decorrer do tempo, com a convivência com eles, consegui perceber quem eu realmente era em relação a esta diversão. Sou a pessoa chata do grupo. Que não bebe, que não curte a zona, que vai embora cedo... Sou a chata que apesar de tudo adora a companhia dos doidos.
O sentimento de estar isolada, de ser a diferente perante uma pequena multidão as vezes faz com que eu me sinta estranha também. Porque apesar dos pesares, o sentimento de isolamento e o próprio "deixar de lado" não é somente culpa minha, como também não é somente culpa deles. É a própria questão das diferenças que se propagam entre nós. 
São dois anos de amizade, dois anos que me mostraram melhor o ser humano que sou em relação a diversão. Eu realmente nunca fui de ir em balada, de ir em barzinho, até porque lugares cheios e barulhentos me dão uma certa fobia. Não sei ao certo o motivo, mas ficar por muito tempo num lugar que me deixa desconfortável, começa a me proporcionar mil e um sentimentos e mil e um sintomas da tal fobia. No final das contas, o que me sobra sempre é uma baita dor de cabeça. 
Mas não é sobre a fobia estranha que eu tenho este meu pequeno desabafo. Sei que hoje os lugares e grupos são extremamente diversificados e repletos de respeito ao próximo (as vezes), mas será que os tais considerados diferentes não se sentem mal em estar num grupo repleto de iguais? Somos todos diferentes e iguais ao mesmo tempo. Eu me sinto assim. Eu me sinto isolada, excluída de diversos assuntos e convites. 
As pessoas que eram bem próximas a mim se afastaram por conta de um copo de cerveja. No final do dia, isto me magoa muito. Me deixa com um sentimento de impotência de certa forma. Não pude manter uma amizade por conta de uma garrafa de cerveja? Ou de uma caipirinha? Será que eu realmente preciso ser igual a todos para mostrar que eu também posso fazer parte de algo sem precisar de bebidas alcoólicas?
No decorrer destes dois anos, aprendi muito em relação a amizade. Aprendi muito em relação as pessoas e o modo em que aceitam as diferenças dos outros. Alguns se comportam normalmente, aceitam e entendem que não gostar de algo não significa ser excluída. Outros, se afastam de você, te consideram careta e chata da pior forma.


A pouco tempo atrás ouvi uma frase que tinha como princípio o tema "Amigos não julgam". E realmente tenho isto em minha mente desde então. Apontar o dedo, dizer que você é errada, dizer que você não sabe o que é bom, é fácil. Agora ser feliz, aceitar-se do jeito que é, se divertir sendo você mesma, para mim isto é o certo. Se você age como é, este é o mais importante. 
Não mude quem você é somente para agradar os outros. Não mude quem você é por nada. Mude somente se você quiser e se for para o seu próprio bem, e não o bem de um social. 
Quem te respeita, quem te ama e quem quer a sua companhia te aceitará como você é! 
Não digo que me fizeram mudar, que querem que eu mude, mas sei que não sou a única que passa por uma situação desta. Situação de ser a diferente, de se quiser estar ali sempre, terá que mudar. Isso não é saudável para ninguém, e muito menos para você.
No final do dia, fui para casa e estava feliz. Sabia que tinha aproveitado o melhor momento da noite, todos estavam juntos e estavam se divertindo. Dei o meu máximo para estar com meus amigos. E eles sabem disso, pois apesar dos pesares, das diferenças, dos isolamentos e dos convites recusados por minha parte, eles já me conhecem e sabem como eu sou. Sabem que meu jeito é este, que eu aproveito o que eu consigo, que eu me esforço para estar com eles, mas que nunca vou fazer ou ser alguém que não sou. 
Talvez, as coisas mudem com o tempo, mas por hoje estou bem. 
Sei que muitos são influenciados por seus grupos a mudarem, a beberem um copo de cerveja ou uma dose de tequila. Sei que muitos gostam e muitos não gostam. Sei que é difícil conviver com isto, mas meu conselho é, seja quem você é. 
Se forem teus amigos, não te jogarão pedras. Te chamaram de chata(o), vão encher o seu saco, te chamar de careta, mas é isto que acontece no meu grupo de amizades, pois sei que é uma forma de demonstração de carinho deles, sempre nos tratamos assim e brincamos assim, mas se no seu caso isto não for comum entre vocês, coloque um ponto final.  O que não pode acontecer é desrespeitarem suas decisões, te humilharem ou te zombarem de forma ofensiva. 
Uma coisa que aprendi também nestes últimos anos é, quem te ama, te amará pelo o que você é. Não mudará um fio de cabelo teu. Te aceitará, te apoiará e te entenderá. Isto é que importa. Isto é que mostra quem realmente é teu amigo, quem realmente se importa contigo. 
Vi cenas que me deixaram chateada nos últimos tempos, eu mesma passei por situações que me chatearam e me isolaram de tudo ao meu redor. Me isolaram pois eu não permiti ser coagida a mudar. 
Sou tão feliz do jeito que sou, e nunca vou mudar por ninguém. 
Por isso estou aqui escrevendo, escrevendo, escrevendo somente para deixar uma única mensagem:


Não mude por pessoas. Mude por si. Se você quer mudar, se você se sentirá mais feliz, se você acredita que seja o certo na sua vida. Seja feliz, se ame e se valorize. Deixe pessoas mesquinhas de lado. Pessoas entraram e saíram da sua vida, mas você sempre sua companhia eterna. 



2 Comentários