Mês passado meu professor de Ética Profissional pediu para que escolhêssemos um tema da matéria e criássemos uma perguntar para discutirmos em sala. Meu grupo criou uma pergunta e eu e a Karen montamos um texto sobre ele. Acabou que ele abordou muito o meu lado pessoal. Fiz um pequeno desabafo sobre como a sociedade julga nossas escolhas profissionais e o quanto isso realmente nos afeta. 
Se não pararmos para pensar no assunto, não notamos o quanto realmente somos afetados e influenciados por esta.
Deixei tantos sonhos de lado, desde quando eu era criança, até hoje...

É uma triste realidade, e hoje que tenho plena consciência disso, vou tentar mudar enquanto ainda posso... 
Emoticon heart

Vou deixar o texto abaixo, como uma forma de me incentivar e incentivar as outras pessoas a nunca deixarem seus sonhos de lado por conta do que as pessoas falam. Se algo te faz feliz e te faz bem, corra atrás daquilo. Não tenho muitas experiências de vida, mas as que eu já pude vivenciar me ensinaram que vale muito mais a pena correr atrás dos sonhos, da real felicidade do que simplesmente fazer algo para agradar alguém. No final do dia, quando você descansar a cabeça do travesseiro, somente você poderá se julgar, se perguntar e se responder o que é o melhor para você e o que realmente vale a pena (seja para correr atrás ou deixar o vento levar).

~
"Vocês abririam mão dos seus sonhos caso eles não se encaixassem no que a sociedade nos impõem?"

Desde criança somos influenciados a escolhermos no futuro uma profissão que tenha “status”, ou melhor, uma profissão que tenha um alto retorno financeiro e que seja reconhecido pela sociedade em que vivemos. 
Diversas vezes durante o nosso crescimento nos deparamos com sonhos, sonhos estes que na maioria das vezes é classificado pela sociedade como fracasso ou traduzido pela sociedade com a famosa frase: “você irá se sustentar como ?”
Essa relação do meio profissional relacionado a sobrevivência, muitas vezes levam o ser humano a seguir um caminho totalmente diferente do qual sempre desejou seguir, e acaba optando em fazer aquilo que lhe garante um meio de sobrevivência (dinheiro, consumo, necessidades básicas, etc), mas será que ele faz com satisfação? Sente-se bem e realizado? E aquilo que sempre sonhou em fazer para o resto de sua vida? As respostas destas perguntas geralmente são deixadas de lado, e são substituídas por respostas automáticas. Gostar do que faz é o oposto de fazer o que se gosta. Gerar satisfação, bem estar e felicidade plena é um fator motivacional para o ser humano. Fazer o que se gosta, o que se sonha é um dos pontos principais para o sucesso na vida profissional. Ao contrário do que muitos julgam ser o gerador do sucesso, a profissão não é desencadeador do real sucesso e retorno financeiro, e sim o motivacional, o verdadeiro amor por aquilo que se faz é o que nos leva para o caminho do reconhecimento e ao tão almejado sucesso. 
Para exemplificarmos a situação descrita, pegamos o caso do colega da Marcela, que optou em seguir seu sonho e fazer o que gosta, sem ao menos importa-se com o tal "sucesso" definido pela sociedade, ou até mesmo com o que essa mesma sociedade iria dizer (em forma de julgamento). 
Seu sonho era ser Adestrador de Cães, algo que a sociedade não reconhece como profissão. Geralmente, a sociedade julga com um pensamento fechado, fazendo a ligação com alguma profissão do gênero que seja mais reconhecida em relação à aquela que fora escolhida, neste caso o veterinário.
Antes mesmo de exemplificarmos com casos de conhecidos ou divulgador na mídia, podemos nos classificar como exemplos. Se fizermos uma auto-avaliação dos nossos sonhos e o que estamos realizando, podemos notar que acabamos abandonando diversos deles durante nosso crescimento pessoal e profissional. Fomos influenciados pelos julgamentos da sociedade e hoje estamos seguindo um caminho que pode ser o oposto daquele que sempre desejamos. Podemos ter deixado de lado aquele sonho de criança, para hoje nos tornarmos administradores. 
Pode-se dizer que as atitudes preconceituosas e fechadas da sociedade fazem com que muitos deixem seus sonhos e vontades de lado e passem a seguir o que é considerado o certo. Na realidade, não existe um único certo. O que existe são valores e crenças e depende-se somente de uma pessoa para se tomar a decisão. O fator "liberdade" precisa ser avaliado juntamente com os valores, desejos e sonhos. Estão todos interligados por um mesmo fio, cabe apenas a uma pessoa tomar a decisão. A sociedade pode emitir sua opinião, mas opinião é diferente de julgamentos. Emitir uma opinião pode apenas aconselhar, já o julgamento é uma forma de indução, de pressão e de manipulação por assim dizer. A decisão precisa ser de plena consciência de apenas uma pessoa, esta podendo seguir seus sonhos, ou seguir o que achar mais conveniente naquele momento.


Deixe um comentário