PROJETO #LENDOOSMISERÁVEIS


E então eu decidi fazer a loucura de topar MAIS UM Projeto Literário para 2016... No dia 01 de Janeiro iniciei a leitura do livro "Os Miseráveis" do autor Victor Hugo. 
Pois é, como se a pequena lista que eu postei aqui a pouco tempo não fosse o suficiente. hahahhahaha
Não me importo de verdade, afinal, somente coisas boas surgiram com a leitura.

O projeto foi criado pelos blogs: 
Francine: www.livroecafe.com
Jeniffer: www.subindonotelhado.com.br


Se você tiver interesse no final da postagem terá o link do evento do Facebook. A leitura vai ocorrer até Abril. 

Mas enfim... O desafio é: Ler 150 páginas por semana. E então decidi comentar aqui no blog também o que estou achando. No final, acho que vai ficar ainda mais divertido e melhor do que eu imagina. 
Sem mais delongas vamos iniciar as minhas opiniões =O 





~




Tecnicamente li as 150 páginas em 3 "sentadas" por assim dizer. E confesso que só parei de ler porque já eram 3h30 da manhã e eu tinha que trabalhar no dia seguinte *mimimi*.

Antes mesmo de iniciar a leitura da história já fiquei mais do que impressionada com o Prólogo do livro. Cada palavra... Sensacional. E o mais curioso é, este livro foi escrito a tantos anos e até hoje podemos usar as palavras de Victor Hugo. 

No primeiro dia de leitura li 45 páginas, o que achei: Bom, achei que a leitura fluiu muito bem. Até melhor do que eu imaginava, sinceramente. Gostei da forma como os personagens foram apresentados e a riqueza de detalhes. Todos os momentos descritos são muito detalhados. Desde os personagens até mesmo ao ambiente. 
O modo como foi escrito nos deixa bem "por dentro" da história e de tudo que os cerca. Fez com que eu me sentisse junto dos personagens. Adorando cada momento.

Leitura até a página 91: Momentos de tirar o fôlego. Gosto do personagem do Bispo. Ele é bem devotado e cuida do povo, algo que particularmente me agradou bastante. Os cuidados e desinteresse material é algo impressionante. 
Outro ponto que me surpreendeu muito foram os diálogos, tanto com o Senador quanto com o G. .
Acredito que o que mais me tocou foi a conversa com o G., onde este personagem mostrou-se muito profundo. A fala onde este personagem dá o exemplo da mãe e do filho me chocou. Mexeu mesmo comigo. Fiquei ali, olhando as palavras flutuando por um tempinho imaginando a terrível cena. Entristeceu-me que o diálogo logo acabou, mas todo o momento fiquei em êxtase. 

Confesso estar curiosa e empolgada com a aparição dos outros personagens. 

Até a página 153: A história do Bispo é colocada um pouco de lado e passamos a conhecer (finalmente) um novo personagem. A história deste é MUITO emocionante e triste ao mesmo tempo. Assisti ao filme Os Miseráveis há algum tempo e nunca imaginei o tamanho e profundidade da história do personagem. Jean Valjean é um personagem muito bem descrito, assim como os outros. Sua história portanto é diferente. Não é um bispo nem nada, mas sim um ex presidiário. Logo que é solto, passa por momento bem difíceis, e realmente eu pude sentir uma tristeza e uma vontade de ajudá-lo enquanto estava com fome e cansado por ter andado muito em baixo do sol. 
É impressionante o quanto a escrita do Victor Hugo é profunda. A forma que ele aborda temas difíceis de lidarmos.
Obviamente li somente 7% do livro, mas estou cada página mais impressionada com a beleza e com o quanto o livro é realmente ótimo.  
A beleza de tudo está na simplicidade, considero eu. O modo como o Bispo trata de igual para igual qualquer ser humano. O quanto ajudar o próximo é algo curioso de se observar nas pessoas. O julgamento, preconceito, medo... São sentimentos e atitudes que quando paramos por um momento e observamos vemos que possuem uma longa jornada neste mundo. 





Estou muuuuito ansiosa para prosseguir com a leitura! É um livro maravilhoso minha gente! Vamos pegar seus exemplares na estante e vem participar conosco! <3


EVENTO DO FACEBOOK: https://www.facebook.com/events/516590291833779/


2 Comentários

  1. Parece muito bom.
    O SORTEIO está quase no fim, é só até dia 13/01 corra e participe...
    Venha conferir.
    BLOG: Estilo.Quem tem?
    BLOG DA FILHOTA: Coisas de Meninas
    CANAL
    Quer ter mais acessos ao seu blog? Acesse HitLeap - #

    ResponderExcluir
  2. Amo literatura francesa, mas nunca li "Os miseráveis", por ter visto o filme com Gérard Depardieu e ter achado triste demais! Recomendo, se você gostar de literatura francesa, "O Conde de Monte Cristo" de Alexandre Dumas. Um dos livros que mais impactou a minha vida! Incrível! É um livro bem grande com mais de 800 páginas, e com duas partes, mas valeu cada minuto gasto com a leitura!
    Adorei conhecer seu blog! É difícil encontrar pessoas que se dispõe a ler os clássicos da literatura! Bjos!
    www.belezadeser.com.br

    ResponderExcluir