Com o passar do tempo a população vem se preocupando cada vez mais com seu bem estar e sua saúde. O corpo “perfeito” se retrata em um corpo magro e bem estruturado, algo que foi imposto na nossa sociedade.

O crescimento pela procura de academias cresceu muito nos últimos 10 anos, e esse crescimento estimulou o mercado de suplemento alimentar, o que antigamente as pessoas tinham receio ou até mesmo identificavam como “bomba”, hoje o suplemento alimentar faz parte de uma alimentação diária de muitos. 



O mais conhecido e popular é “Whey Protein Concentrado” ou proteína concentrada do soro do leite (Whey Protein).
Esse produto é desenvolvido através do processo de produção de queijo. O líquido que antes era descartado como “lixo”, agora é aproveitado de outra maneira, passando por um processo de microfiltração (para garantir o máximo extração de proteína). 



Através desse processo de microfiltração foi identificado que quanto mais o soro passar pelo processo, mais “puro” o Whey fica, por exemplo:

- Whey Concentrado, passa apenas uma vez no processo o que garante de 70% à 80% de concentração de proteína.
- Whey Isolado, passa pelo processo de microfiltração mais de uma vez o que garante até 95% de concentração de proteína.
- Whey Hidrolisado, além de passar pelo processo de microfiltração, ele tem o processo conhecido como Hidrólise, um processo de quebra das cadeias proteicas em fragmentos menores de peptídeos, o que facilita e torna mais rápido o processo de absorção do produto pelo organismo.

Agora que conhecemos um pouco sobre o surgimento do Whey Proteín, vamos conhecer o seu consumo. Antes o produto era vendido puro, sem adição de nenhum tipo de sabor, e com o crescimento pela procura do bem estar, as indicações do produto foram crescendo, o consumidor ficou mais exigente sobre o paladar do produto e assim chegou ao consumidor o Whey Protein com sabor.
Tanto o Whey Protein com ou sem sabor, possuem os mesmos benefícios. O seu uso é indicado para praticantes de atividades físicas, e como o próprio sub-nome diz, é um suplemento alimentar e não uma substituição de alimentação (ou refeição). 

O produto é indicado para ganho de massa, auxiliando a hipertrofia dos músculos. Enquanto estamos em atividade física, nosso organismo precisa de energia (como os carboidratos também são), que no caso das pessoas com grande parte de gordura, no momento do exercício ela queima esta gordura, até o ponto de ficar apenas os músculos e a massa magra. Quando o organismo não tem mais o que utilizar como queimar gordura, ele começa a consumir os músculos, o que chamamos de catabolismo (quando nosso corpo degenera parte do tecido muscular).
O consumo do Whey protein Auxilia nesse fator, após os exercícios nossas células estão “abertas” o que facilita a absorção das proteínas necessárias e o carboidrato que ajuda o organismo, para que não ocorra o catabolismo.

Exemplo: As proteínas que contém no whey são para auxiliar a reconstrução dos músculos (que para o ganho de massa sofre o processo de hipertrofia) e o carboidrato evita o catabolismo.

Vejo muitas pessoas consumindo o produto sem ao menos saber para que ele realmente serve. Não adianta apenas introduzirmos na nossa alimentação um produto ou um suplemento, precisamos conhecer o que faz e quais são os seus benefícios. 
Lembrando que, se você tomar whey em excesso, sem ao menos fazer um exercício físico ou uma reeducação alimentar, você não irá emagrecer ou ganhar uma massa magra e sim irá apenas engordar.

Portanto, antes de tomar QUALQUER TIPO de suplementação lembre-se SEMPRE de consultar um médico e mesmo assim, lembre-se de pesquisar para o que ele REALMENTE serve. 



7 Comentários

  1. Menina, não sabia nada sobre ele.
    Afinal nunca me interessei, bom conhecer um pouco mais.

    ResponderExcluir
  2. São muitas informações preciosas, amei o post, super completo, eu ainda não uso...

    Beijos

    Blog Segredos da Cáh
    Instagram
    Facebook
    Canal do You Tube

    ResponderExcluir
  3. Eita que é sempre bom achar um post resumindo tudo sobre esse tipo de produto. Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  4. Minha mãe é profissional de educação física e por muitos anos já viu e ouviu sobre os suplementos. Infelizmente, ainda existe aquele preconceito ou pior, aqueles que simplesmente ingerem sem responsabilidade ou saber os prós e contras.
    Já estou seguindo seu blog!
    Beijos!
    Júlia (Invisível Como Ar)
    http://invisivelcomoar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa é bom saber, estou pesquisando bastante sobre isso <3 AMEI

    ResponderExcluir
  6. Não sabia nada sobre Whey. Obrigado rs

    www.maisfeminice.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bem? Faz bastante tempo que faço academia, porém nunca usei nenhum suplemento, eu sou bem medrosa e tenho receio de acontecer algo, como ganhar muito músculo ou ficar dependente haha Tomo somente chá de hibisco haha Beijos, Érika ^^

    ResponderExcluir