Um amor para recordar

Autor: Nicholas Sparks
Número de páginas: 116
Editora: Novo Conceito

Sinopse: Cada mês de abril, quando o vento sopra do mar e se mistura com o perfume de violetas, Landon Carter recorda seu último ano na High Beaufort. Isso era 1958, e Landon já tinha namorado uma ou duas meninas. Ele sempre jurou que já tinha se apaixonado antes. Certamente a última pessoa na cidade que pensava em se apaixonar era Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista da cidade. A menina quieta que carregava sempre uma Bíblia com seus materiais escolares. Jamie parecia contente em viver num mundo diferente dos outros adolescentes. Ela cuidava de seu pai viúvo, salvava os animais machucados, e auxiliava o orfanato local. Nenhum menino havia a convidado para sair. Nem Landon havia sonhado com isso. Em seguida, uma reviravolta do destino fez de Jamie sua parceira para o baile, e a vida de Landon Carter nunca mais foi a mesma.

Para quem é leitor freqüente do blog com certeza já leu alguma resenha minha de algum livro do Nicholas Sparks, e com certeza sabe que eu sou completamente fã dele, uma grande admiradora e posso dizer que este livro fez com que minha admiração por ele crescesse ainda mais.

"No início você vai sorrir, e depois vai chorar - não diga que não avisei".

Landon Carter é um garoto de 17 anos, filho de um político rico, não muito popular, mas que adora falar mal das pessoas com seus amigos, nem mesmo Jamie consegue livrar-se da língua afiada de Carter.
Jamie Sullivan é uma garota extremamente doce. Ela é filha do pastor da cidade e muitos a acham "estranha", pois ela sempre anda com suas blusas diferentes, uma bíblia e todo mês visita as crianças no orfanato, coisa que muitas pessoas da idade dela não faz.
A vida de Landon vira de cabeça para baixo quando ele entra na peça de teatro da escola, onde Jamie está atuando também e para ele estar perto da "garota esquisita" é algo estranho, mas que não tem como fugir.
O baile está se aproximando e Landon não tem um par, desesperado ele convida Jamie para acompanhá-lo, e ela aceita mais com uma condição: Que ele não se apaixone por ela.
E então, o romance mais inesperado, mais emocionante se inicia.

"- Eu adoraria ir com você - ela disse, finalmente - mas com uma condição.
Eu me endireitei, esperando que não fosse algo constrangedor demais.
- E o que é?
- “Você tem que prometer que não vai se apaixonar por mim.”

Preciso dizer alguma coisa depois deste pequeno trecho?
Este livro me fez sentir todas as emoções, um misto de alegria e tristeza, raiva e paixão, tudo ao mesmo tempo.
Nicholas Sparks me surpreendeu demais neste livro (sim, muito mais do que nos outros), a narrativa de Landon 40 anos depois de tudo, deixa o livro ainda mais emocionante e romântico.

"- Eu te amo, Jamie - disse a ela. - Você é a melhor coisa que já me aconteceu.
(...) - Por favor, não diga isso - ela pediu - Por favor...
- Mas eu amo - disse, pensando que ela não havia acreditado em mim.
Ela começou a chorar ainda mais intensamente.
(...) - Não pode se apaixonar por mim, Landon - disse com os olhos vermelhos e inchados. - Podemos ser amigos, podemos sair... Mas você não pode me amar.
- Por que não? - gritei rouco, sem entender.
- Porque - disse finalmente, em voz baixa - estou muito doente, Landon. (...) Estou morrendo, Landon."
  
Confesso que muitas vezes sentia uma lágrima escorrendo em meu rosto, por mais que soubesse a história e como tudo iria terminar ler aquelas palavras, ler o que estava acontecendo foi ainda pior do que assistir. Consegui-me por no lugar do Landon, e sentir tudo o que ele estava passando e ao terminar de ler, me orgulhei completamente daquele garoto de 17 anos que estava perdido no mundo.
Este livro não serve para pessoas que tem vergonha de demonstrar seus sentimentos, pois tenho certeza que este livro mexerá com qualquer um que lê-lo.


Deixe um comentário