A menina que não sabia ler
 
Autor: John Harding
Número de páginas: 282
Editora: LeYa
 
Sinopse: 1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros - únicos companheiros e confidentes - antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?


Tenho apenas quatro palavras para este livro: “Impossível parar de ler”.
 
A história é narrada pela Florence, uma menina de 12 que mora em uma mansão junto com seu irmão mais novo Giles, e os criados.
Como o livro se passa em 1891, as jovens não precisavam de estudos, apenas serem prendadas (saber bordar, tocar piano, pintar e etc) e com Florence não é diferente. Mas certo dia a menina encontrou um lugar maravilhoso, a biblioteca da mansão e mesmo sem saber ler se impressionou com os livros e passou a ir à biblioteca todos os dias.
Com a ajuda de alguns criados, a sua motivação, e alguns livros logo Florence já estava conseguindo ler.
Depois de algum tempo, Giles vai estudar fora da cidade, num internato somente para meninos o que deixa Florence desamparada, pois Giles era sua única companhia, mas felizmente agora ela tinha os livros.
Então, surge o jovem Theo que se mostra interessado por ela desde o primeiro momento, com seus poemas e seus inúmeros pedidos para beijá-la.
Com o tempo Florence foi começando a gostar da companhia de Theo, ou será que tudo é uma mentira?
Bom o que posso dizer é que a Florence não era uma garota qualquer, com apenas 12 anos tinha sonhos horríveis (que uma mulher capturava seu irmão), e uma imaginação incrível.
Certo tempo depois seu irmão volta da escola e ela descobre que o mesmo não irá mais voltar para lá, pois acabou sendo expulso. Então como ele não pode chegar uma perceptora chega a casa para ajudar em seus estudos e coisas realmente estranhas começam a acontecer e Florence deixa sua imaginação voar e começa a desconfiar da nova perceptora.
Será que Florence está imaginando tudo, ou será que a jovem está certa?

Bom isso vocês só vão descobrir depois de lerem!

O que eu posso dizer sobre este livro é que o mesmo me encantou no início e me decepcionou no final. Mas não foi uma “pequena” decepção,foi daquelas bem grandes.
A história do livro é extremamente intrigante, nos faz ficar grudados na mesma até a última página, mas quando a última página chega você quer voltar tudo de novo, porque a história é realmente decepcionante.
Não sei qual será a opinião de vocês, mas... Não sou a única que se decepcionou com o final, mas também vi que muitos gostaram.
Mesmo com um final que me abalou deste jeito, não deixei de dar uma boa nota pro livro. 4 estrelinhas para ele! A história é magnífica, o autor teve uma ótima imaginação para a história.
Recomendo o livro, só não criem grandes esperanças pro final.


3 Comentários

  1. Oie Jac!!!

    Puxa nunca ouvir falar desse livro, gostei da sua resenha, a história parece ser bem interessante!

    Beijokas

    ResponderExcluir
  2. oi comprei o livro e vou começar a ler amanha pois estou com coisas a fazer mas o livro parece ser muito interessante.

    ResponderExcluir