A Passagem


Autor: Justin Cronin
Número de páginas: 815
Editora: Sextante


Sinopse: Primeiro, o imprevisível: a quebra de segurança em uma instalação secreta do governo norte-americano põe à solta um grupo de condenados à morte usados em um experimento militar. Infectados com um vírus modificado em laboratório que lhes dá incrível força, extraordinária capacidade de regeneração e hipersensibilidade à luz, tiveram os últimos traços de humanidade substituídos por um comportamento animalesco e uma insaciável sede de sangue. Depois, o inimaginável: ao escurecer, o caos e a carnificina se instalam, e o nascer do dia seguinte revela um país – talvez um planeta – que nunca mais será o mesmo. A cada noite, a população humana se reduz e cresce o número de pessoas contaminadas pelo vírus assustador. Tudo o que resta aos poucos sobreviventes é uma longa luta em uma paisagem marcada pelo medo da escuridão, da morte e de algo ainda pior. Enquanto a humanidade se torna presa do predador criado por ela mesma, o agente Brad Wolgast, do FBI, tenta proteger Amy, uma órfã de 6 anos e a única criança usada no malfadado experimento que deu início ao apocalipse. Mas, para Amy, esse é apenas o começo de uma longa jornada – através de décadas e milhares de quilômetros – até o lugar e o tempo em que deverá pôr fim ao que jamais deveria ter começado. A passagem é um suspense implacável, uma alegoria da luta humana diante de uma catástrofe sem precedentes. Da destruição da sociedade que conhecemos aos esforços de reconstruí-la na nova ordem que se instaura, do confronto entre o bem e o mal ao questionamento interno de cada personagem, pessoas comuns são levadas a feitos extraordinários, enfrentando seus maiores medos em um mundo que recende a morte. 





“Esta é a história de vampiros que você não pode perder: 15 páginas são suficientes para cativá-lo; depois de 30, você se descobrirá prisioneiro, lendo noite adentro. Um livro com a força dos épicos.” – Stephen King.


Quando me viram lendo esse livro só faltou me chamarem de louca mas eles não sabem o que estão perdendo. Essa não é uma história comum de 800 páginas, é uma história que te prende do início ao fim. 


A história começa com um experimento que o governo americano, eles criam um vírus que serve para ajudar na cura de doenças, mas não é isso que eles acabam criando. 
Os vampiros deste livro não se parecem com nenhum dos vampiros que conhecemos, nem Drácula, nem Lestat e muito menos o Edward. Esses vampiros de 10 pessoas matam 9 e a que sobra é infectada pelo vírus e se acaba virando vampiro também.
O mais interessante de tudo é quando Amy, uma menininha aparece na história. 
Conhecemos a mãe de Amy e um pouco sobre sua vida, depois conhecemos a irmã Lancey e obviamente a pequena Amy. Depois de todas as apresentações devidamente feitas, Wolgast aparece na história. Ele é um agente do FBI que foi recrutado para convencer 12 prisioneiros a caminho da morte a aceitarem participar do Projeto Noé. Foi então que as histórias se cruzam. 
Wolgast tem que levar Amy também, só que ao perceber o que iam fazer com a menina ele fica totalmente revoltado pois começa a lembrar do seu passado, de sua filha, criando então um laço de amor e afeto com a pequena Amy. Então, ele decide proteger Amy custe o que custar, ele não quer que uma menina pequena sirva de cobaia para um experimento terrível como aquele. 
Infelizmente Amy acaba sendo infectada também, mas não fica como as outras pessoas, agressivas e fora de si, Amy ainda tem sua parte humana, ela consegue agir como uma humana (o que é uma coisa maravilhosa).


O livro é dividido em muitas partes, quando digo muitas realmente são muitas (mais precisamente 10 partes), mas se pararmos para ver parece que só um "Antes e depois" e não tantas "histórias" assim.


Mas voltando a história, muitos anos se passaram desde a epidemia dos vampiros nos Estados Unidos mas para Amy todos esse anos foram iguais a 4 anos, ela só envelheceu 4 anos e acredite ela passou todo esse tempo sozinha.
Esse novo mundo é totalmente diferente desse que conhecemos, ele é divido em colonias digamos assim, onde há muralhas, vigias com armas em cima de muros e etc, e acabamos conhecendo uma nova turma de personagens. Sara, Michael, Caleb, Alicia, Hollis, Maus, Theo, Pete são apenas alguns dos sobreviventes dessas colonias. Essas colonias são divididas por famílias algo bem interessante.
E foi então que eles conheceram a garota de lugar nenhum, a menina que iriam mudar suas vidas e adivinhem quem era...




Falar desse livro é algo extremamente complicado, pois são tantos acontecimentos que não tem como descrever todos, descrever como me senti durante a leitura.
Como acho que deu para notar nesse livro há muitas histórias e mesmo que sejam em momentos curtos todas elas se entrelaçam o que eu achei bem legal, pois poucos livros unem tantos personagens e todos eles ligados de alguma forma.
Ao começar a leitura confesso que fiquei bem perdida mas ao que fui avançando na história consegui ir ligando as minhas dúvidas nos novos personagens, o que deixou a leitura ainda mais agradável.
Quando você consegue entender a história e todos os momentos você vicia no livro e não consegue parar de ler. O livro traz com ele muito suspense, terror e aventuras, muitas aventuras (principalmente com a pequena Amy).
Confesso que quando comecei a leitura da "segunda parte" fiquei extremamente confusa, não sabia mais o que estava acontecendo e apenas alguns capítulos depois fui conseguindo entender e peguei novamente o ritmo maravilhoso da história.


Peço por favor que não deixem de ler esse livro somente pelo tamanho, vale muito a pena lê-lo. É uma história incrível e é apenas o começo, pois descobri que o autor vai lançar ainda 2 livros e que esse é o primeiro de uma grande trilogia. 
Obviamente esse livro ganhou as minhas 5 estrelinhas e minha grande admiração pois já disse e repito, é uma história com muitas aventuras e emoções e que vale a pena ser lida.


6 Comentários

  1. Super livro esse, muito bom mesmo. Concordo com você em tudo também rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. A minha Soso tava lendo esse livro e ela disse que vc abalou na resenha amiga! ASUAHSUAH

    Beijos

    Mari e Soso

    ResponderExcluir
  3. Assim, pela capa eu diria que ele tem uma carinha de A Cabana, mas depois de ler a sinopse e a resenha, fiquei cheia de vontades de ler este livro! Além da história ter vampiros (que pelo jeito não brilham no escuro) e principalmete, pela sua resenha, parece ser muito bem escrito, porque ter 800 páginas e a estória prender tanto assim.

    A resenha ficou ótima, apesar de ter ficado longa, bastante explicativa! (:

    Adorei o blog e quero saber todas as novidades! Já estou seguindo. Espero que curta o meu!
    http://www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  4. Sempre tive curiosidade de ler esse livro mas nunca dava e o preço também não ajudava.

    Mas assim que der com certeza vou ler ;)


    Beijocas,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Jac!!!

    Nunca tinha ouvido falar desse livro e parece bem legal, apesar de confuso, pelo o que vc falou...
    Mas caramba! 800 e tantas páginas e ainda vai ter mais 2 livros sobre a história?! É bastante coisa mesmo, hein?!

    Beijos, Karina!!!
    Walking in Bookland

    ResponderExcluir
  6. Oi adorei sua resenha!.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir