Faça o que tem que ser feito e não apenas o que lhe pedem.


Autor: Bob Nelson
Número de páginas: 135
Editora: Sextante


Sinopse: A mensagem deste livro é simples mas poderosa: fazer o que precisa ser feito, e não apenas o que lhe pedem, é a marca registrada da excelência profissional. Esta é a postura que devemos adotar para crescer e nos realizarmos profissionalmente. Atender a um cliente, solucionar um problema, ajudar um colega de trabalho, dar uma sugestão para economizar dinheiro, desenvolver uma idéia ou aprimorar um processo são ações esperadas de cada pessoa a partir do momento em que é contratada. É isso que Bob Nelson chama de A Expectativa Suprema: uma mensagem que poucas empresas declaram explicitamente e que, com este livro, todas as pessoas poderão ouvir: Nós o contratamos para fazer um trabalho, porém, mais importante que isso, nós o contratamos para você pensar, usar seu discernimento e agir segundo o interesse da empresa em todos os momentos. Faça sempre o que tem de ser feito, não espere que lhe peçam. Com exemplos claros e concretos, ele vai mostrar as diversas iniciativas que você -- tenha anos de casa ou acabado de ser contratado -- pode tomar para ser reconhecido como alguém que "faz as coisas acontecerem".

"Dê  o primeiro passo, siga em frente e termine o que se propôs a fazer." - Pág 78 

Este livro é um livro que a resenha fica um pouco mais difícil de ser escrita. Porque? Isso eu posso lhe responder. Este é mais um livro de auto ajuda. 
Ele vai nos mostrar como agir diante de certas situações na empresa em que você trabalha. Como e quando você deve fazer tal coisa e principalmente como deve agir. Será que aquele momento é o certo para dar sua opinião, ou será que é melhor esperar e conversas a sós com o seu gerente.
Muitas pessoas querem e devem assumir metas acima das que lhe são dadas, para que? Para poderem crescer tanto profissionalmente como dentro da empresa, mas confesso que muitas dicas que esse livro dá, não são totalmente "certas" ou melhor, eu não concordo.
Algumas das dicas desse livro não fazem você crescer e sim a empresa crescer, e hoje em dia é complicado ser reconhecido, seja qual for o seu trabalho, as pessoas "meio" que não se importam, só querem o trabalho feito e bem feito e só. O que você teve que fazer/passar não importa, você está sendo pago e tem a obrigação de fazer. 
As vezes o trabalho feito tenha ficado ótimo, melhor do que todos esperavam, mas ninguém vai reparar, ninguém vai ir lhe parabenizar ou qualquer coisa do tipo, mas se o trabalho ficou "ruim" ou pelo menos um pouco abaixo do que esperavam você é julgado e recebe milhares de críticas.
O livro quer passar uma boa imagem, quer que cheguemos ao topo, mas hoje em dia as coisas não são exatamente como está sendo descrita no livro. Acho que para seguirmos as dicas completas desse livro, primeiramente o livro deveria ser atualizado e  depois sim poderíamos seguir as ótimas dicas que esse livro passa.
Não vou dizer que o livro não me ensinou nada, ou que é inútil. Não. Ele é útil sim, e muito, mas não podemos fazer exatamente o que ele diz, podemos ter uma ideia de como agirmos em certos momentos. 

Tive que ler esse livro para uma aula na faculdade e confesso que não me arrependo. Percebi aonde a professora queria chegar com este livro. A aula é Comportamento Organizacional, e o ponto principal é: Como agir em certas situações e como as pessoas irão reagir/agir. Esse é o ponto principal do livro após as dicas. Acho que para todos que trabalham em grandes ou pequenas empresas esse é um livro de leitura necessária, afinal podemos tirar grandes dicas e lições. 

PLAYLIST: - 


6 Comentários

  1. Eu só li um livro de auto-ajuda na vida, um bem curtinho, mas preciso ler outros pra ver se começo a gostar desse gênero.

    Estou seguindo aqui. Beijos.

    Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  2. Deve ser um livro interessantissimo!

    ResponderExcluir
  3. Sim é um livro interessante! temos sempre ser o melhor!!!

    ResponderExcluir
  4. Sim é um livro interessante! temos sempre ser o melhor!!!

    ResponderExcluir
  5. Ser o melhor e fazer a empresa lucra e lucrar a assim que você cometer um pequeno errinho te mandão embora! Uma porcaria de livro onde visa o bem somente da empresa e não das pessoas, muitas pagam um péssimo salário descontão um monte de encargos que é obrigação da empresa e ainda querem que se trabalhe motivado! Esse cara não conhece a realidade de quem trabalha para sustentar sua família, muitas vezes ganhando um salario minimo, tendo de pagar aluguel ainda! Assim como o brasileiro terá sua casa própria se carro? É vergonhoso uma empresa com essas características ter a capacidade de pedir a seus funcionários para lerem esse livro! Primeiramente deveriam eles se corrigirem e não explorarem os funcionários os humilhando a tal ponto de lhes pedir para ler esse livro inútil para os funcionários se motivarem! Um livro muito ruim!

    ResponderExcluir
  6. Eu ja li este livro inumeras vezes e sempre que posso relembro os pontos altos do livro. Recomendo sempre as minhas colegas que o leiam também. Por seguir as dicas contidas nele, fui bem sucedida em meus trabalhos, em cada um após ter lido o livro, permaneci cinco anos até o dia em que eu solicitei minha demissão, e, mantenho vinculo profissional com meus ex diretores até hoje. Do ultimo trabalho em que sai em 2013, já recebi no ano passado o convite para voltar a equipe. Eu não acho uma humilhação ler o livro e nem pedir a alguem que o leia. Na verdade, quando recomendamos a leitura deste livro, estamos dando um grande presente a outrem.

    ResponderExcluir