Quarto

Autor: Emma Donoghue
Número de páginas: 350
Editora: Verus

Sinopse: Para Jack, um esperto menino de 5 anos, o quarto é o único mundo que conhece. É onde ele nasceu e cresceu, e onde vive com sua mãe, enquanto eles aprendem, leem, comem, dormem e brincam. À noite, sua mãe o fecha em segurança no guarda-roupa, onde ele deve estar dormindo quando o velho Nick vem visitá-la. O quarto é a casa de Jack, mas, para sua mãe, é a prisão onde o velho Nick a mantém há sete anos. Com determinação, criatividade e um imenso amor maternal, a mãe criou ali uma vida para Jack. Mas ela sabe que isso não é suficiente, para nenhum dos dois. Então, ela elabora um ousado plano de fuga, que conta com a bravura de seu filho e com uma boa dose de sorte. O que ela não percebe, porém, é como está despreparada para fazer o plano funcionar.



" Hoje eu tenho cinco anos. Tinha quatro ontem de noite, quando fui dormir no Guara-Roupa, mas quando acordei na Cama, no escuro, tinha mudado para cinco, abracadabra. Antes disso eu tinha três, depois dois, depois um, depois zero." - Pág 15.

 Jack está completando 5 anos e tudo o que conhece é o quarto aonde passou todos esses anos. Sua mãe acabou sofrendo abusos onde acabou engravidando de Jack e até hoje é mantida em cativeiro, agora junto com seu pequeno menino.
Apesar de ser uma vida odiada pela mãe de Jack, para o menino o Quarto é o paraíso, pois ele pode ver TV, passar os dias com sua mãe e se divertir com ela. Apesar de viver num lugar totalmente isolado de todos, Jack é um menino inteligente e que com o tempo terá que colocar sua inteligencia em prática.
Cansada de sofrer os abusos, ter que manter seu filho no guarda-roupa e estar naquele lugar horrível, a mãe de Jack começa a planejar fugir daquele lugar horrível e é neste plano que Jack se torna a chave principal. Mas será que depois de tantos anos a mãe do menino irá conseguir sobreviver ao 'novo' mundo? E será que Jack irá se adaptar ao mundo que ele nunca imaginou que existia? 
O decorrer da história irá causar um pouco de 'agonia', digamos assim, pois Jack é apenas uma criança, uma criança que nunca imaginou o que era o mundo, e poder 'ver' o que Jack vê, com certeza é ainda mais emocionante, principalmente pelo fato dele ser apenas uma criança, uma criança bem pequena.

" No seu aniversário, eu sempre fazia o seu bolo favorito, para o caso de você aparecer, lembra do meu bolo de banana com chocolate? 
A mãe fez que sim. Tinha lágrimas descendo pelo seu rosto todo."  Pág 209.

Antes de ler este livro já havia lido diversas resenhas que elogiavam o mesmo, até li algumas que disseram que era bom, mas não bom da forma que eu realmente achei. 
Na verdade, o livro me surpreendeu. Muito. 
Incrível a forma como a autora conseguiu contar a história pelo ponto de vista inocente e inteligente de uma criança, de um menino que no início não se mostrou tão incrível quanto ele se mostrou ao decorrer do livro. Realmente me senti dentro da história, me senti ao lado de Jack e sua Mãe, vivendo toda essa "aventura" dramática que os dois viveram. 
Com certeza ganhou minhas 5 estrelas e obviamente recomendo este livro a todos, o livro pode ser 'forte' para algumas pessoas (acredito que algumas possam achar em algumas partes), mais apesar de tudo é emocionante e no fundo chega até a ser encantador. 

PLAYLIST: William Fitzsimmons & Priscilla Ahn - I don't feel it anymore


2 Comentários

  1. Esse livro é, realmente, sensacional!

    Beijão

    Lu Tazinazzo
    http://aceitaumleite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Louca para ler esse livro, sempre ouvi muitos elogios. XOXO

    ResponderExcluir