Olá pessoal!

Eu estava dando uma olhada no site da Folha de S. Paulo e acabei me deparando com tal reportagem.
Eu sou uma grande fã da J.K. Rowling então digamos que discordo um pouco do que estão tentando fazer com o novo livro da autora na índia. Espero que gostem da reportagem e "novidade".


 Líderes da religião indiana sikh protestam contra livro de J.K. Rowling.

Líderes da religião monoteísta indiana sikh querem banir "The Casual Vacancy", primeiro livro adulto de J.K. Rowling --autora de "Harry Potter"-- da Índia. A informação é do jornal britânico "The Telegraph".



No livro, Rowling descreve uma garota sikh como sendo "bigoduda, mas peituda". Personagens do livro caçoam de Sukhvinder, filha de um cirurgião, com muitos pelos faciais e se referem a ela como "a grande hermafrodita" e "homem-mulher peludo".
De acordo com a religião sikh, ninguém --incluindo as mulheres-- pode raspar ou cortar seus pelos. "Ainda que a autora tenha escolhido descrever as características físicas da mulher sikh, não era necessário utilizar linguagem provocativa, questionando seu gênero. Isso é condenável", afirmou o líder de um comitê que representa a sede da autoridade sikh na Índia.


Líderes religiosos afirmaram ao jornal que vão investigar as reclamações a respeito da linguagem utilizada por Rowling e vão pedir para que o livro seja banido do país se acharem que ele insulta a religião sikh.
Um porta-voz da editora Hachette, que publicou o livro, disse que os comentários negativos são feitos por um personagem que provoca Sukhvinder. "Está claro no livro que os pensamentos, ações e comentários negativos feitos pelo personagem Fats, que provoca Sukhvinder, são apenas dele. A descrição de Sukhvinder feita pelo narrador é bem diferente", afirmou.
"The Casual Vacancy", lançado em setembro no Reino Unido e nos Estados Unidos, chega ao Brasil em dezembro pela editora Nova Fronteira. O livro ainda não tem nome em português.



Um Comentário

  1. Estou curiosa para ler esse livro mas acho desnecessário fazerem isso.

    ResponderExcluir