As Vantagens de Ser Invisível


Autor: Stephen Chbosky 
Número de páginas: 223
Editora: Rocco

Sinopse: Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.
As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.
Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.





Charlie é um garoto que possui problemas como todos os adolescentes, contudo seus problemas parecem ser mais sérios.
Ele sofre de depressão, é muito sozinho e como muitos por ai tem problemas com as garotas.
O livro é como um diário de Charlie onde vemos suas experiências desde pequeno, onde entrou em depressão com a morte de sua Tia Helen quando pequeno. O garoto também teve de enfrentar a morte do amigo Michael.
Aos poucos o garoto teve que aceitar os fatos e seguir com sua vida.
Por fim ele conhece Patrick e Sam (uma garota que já ficou com a escola toda) e começa a viver uma amizade intensa e cheia de vida.
Charlie passa a conhecer as situações da vida melhor. Ele conhece as festas, as drogas, o sexo e tudo o que se passa quando se é adolescente, ou seja, Charlie vai criando uma vida mesmo sendo invisível aos olhos de algumas pessoas.

Talvez realmente haja uma vantagem em ser invisível. Para Charlie não foi completamente bom, mas tenho certeza que a experiência que ele viveu o fez aprender muita coisa.
O livro é muito bem escrito e a forma como ele conta a história com certeza o faz ficar mais próximo do leitor.
As cartas em seu diário são bem detalhadas e com uma leitura fácil e rápida. E confesso é impossível largar o livro no meio da leitura, você tem vontade de terminá-lo em apenas uma lida.
Toda vez que tinha que largar o livro para fazer algo sentia falta dos relatos de Charlie.
O livro se tornou um dos meus favoritos e ganhou minhas 5 estrelas.
O autor realmente soube colocar num livro todos os assuntos que muitas vezes são tratados como fortes. 
Não consegui escolher os trechos desta vez, para mim o livro todo foi perfeito! <3



Um Comentário

  1. Ansiosa para ler esse livro comprei ele ontem graças a sua resenha XX

    ResponderExcluir