MORANGOS MOFADOS

Autor: Caio F. Abreu 
Número de páginas: 160
Editora: Agir

Sinopse:  O que primeiro chama a atenção na leitura de "Morangos Mofados" é a fineza de estilo, a agudeza e a percepção de Caio Fernando Abreu para tratar da essência, do que há de mais profundo no ser humano. A busca, a dor, o fracasso, o encontro, o amor e a esperança vão se delineando nessa série de contos que se entrelaçam quase como se fossem um romance. Morangos Mofados foi o maior sucesso de Caio, que lançou 11 livros e foi traduzido para diversas línguas.




''Fumou demais sem terminar nenhum cigarro. Bebeu muitos cafés, deixando restos no fundo das xícaras. Exaltou-se, ausentou-se. No intervalo da ausência, distraía-se em chama- lá também, entre susto e fascínio, de A Grande Indiferença, ou A Grande Ausência, ou A Grande Partida, ou A Grande, ou A, ou. Na tentativa ou esperança, quem saberia, de conseguindo nomeá-la conseguir também controlá-la''. 



Após tantas frases de Caio Fernando Abreu que li na internet e tantas recomendações, finalmente me rendi a um dos livros que mais tinha curiosidade em ler, Morangos Mofados.
A princípio eu não fazia ideia do que esperar deste livro, mas estava a anos com ele em minha lista e sempre adiando. 

Morangos Mofados é uma coletânea de contos sobre o ser humano. Engloba diversos assuntos e sentimentos. 
O nome do livro deixa bem aberto ao o que o mesmo se refere, mas após ler você consegue fazer conclusões e conciliações sobre o que ele realmente quer dizer.
Como os próprios contos em si, eles são recheados e deliciosos de ler, contudo, trazem consigo uma bagagem de realidade, que muitas vezes é amarga. 
Após um tempo fiz a seguinte conclusão:
MORANGO = pessoas
MOFADOS = realidades da vida.  

''– Você tem um cigarro?
– Estou tentando parar de fumar.
– Eu também. Mas queria uma coisa nas mãos agora.
– Você tem uma coisa nas mãos agora.
– Eu?
– Eu.''

Posso estar "delirando" ou seguindo um pensamento incorreto, mas ao final da leitura fora isto que concluí.

Gostei muito da escrita de Caio F. e achei ela bem próxima do leitor. Aquela sensação de que algumas palavras foram realmente escritas para nós.  Infelizmente não foi o melhor livro de contos que já li, e também não entrou para os meus favoritos, mas mesmo com sua simplicidade ele me conquistou de uma forma única.

''Proibido sentimentos, passear sentimentos, passear sentimentos desesperados de cabeça para baixo, proibido emoções cálidas, angústias fúteis, fantasias mórbidas e memórias inúteis." 


AVALIAÇÃO: 


PLAYLIST:

Quem me dera - Maria Gadú
20 poucos anos - Fábio Jr. 



4 Comentários

  1. Achei o título muito interessante, não li nada desse autor ainda. Gosto de livro de contos. Gosto de livros que me façam pensar, flutuar em pensamentos e quando o livro termina, eu pode pensar: " Poxa, devia ter lido mais devagar, esse livro é ótimo".
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Titulo super atrativo rsrs, mas achei a historia estranha talvez com uma leitura do livro possar ser que eu goste.

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nada do autor... gostei da resenha... bjs

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o autor, mas gostei da sua resenha e fiquei curiosa pelo livro.
    Tinha achado interessante o nome do livro, depois da sua dedução gostei mais ainda.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir