Sinopse: Dorian Gray é um belo e ingênuo rapaz retratado pelo artista Basil Hallward numa pintura. Mais do que um mero modelo, Dorian Gray torna-se inspiração à Basil em diversas outras obras, cuja paixão pelo rapaz é velada no texto. Devido ao fato de todo seu íntimo estar exposto em sua obra prima, Basil não divulga a pintura e decide presentear Dorian Gray com o quadro. Com a convivência junto a Lorde Henry Wotton, um cínico e hedonista aristocrata muito amigo de Basil, Dorian Gray é seduzido ao mundo da beleza e dos prazeres imediatos e irresponsáveis, espírito que foi intensificado após, finalmente, conferir seu retrato pronto e apaixonar-se por si mesmo. A partir de então, o aprendiz Dorian Gray supera seu mestre e cada vez mais se entrega à superficialidade e ao egoísmo. O belo rapaz, ao contrário da natureza humana, misteriosamente preserva seus sinais físicos de juventude enquanto os demais envelhecem e sofrem com as marcas da idade. O desfecho da história é surpreendente, cuja chave está n’O RETRATO DE DORIAN GRAY.

O clássico despertou grande polêmica na Inglaterra Vitoriana pelo comportamento indiferente, pelo Esteticismo como principal tema e pela dualidade do personagem principal, hedonista e conservador, que frequenta tranquilamente reuniões da alta sociedade inglesa após cometer inúmeros crimes e assassinatos.  

Em 2009, as telas de cinema em todo mundo receberam uma nova versão de O RETRATO
DE DORIAN GRAY
, dirigido por Oliver Parker e estrelado por BEN BARNES (AS CRÔNICAS DE NÁRNIA, O PRÍNCIPE CASPIAN), o vencedor do Oscar de Melhor Ator em 2011 COLIN FIRTH (O DISCURSO DO REI e O DIÁRIO DE BRIDGET JONES), RACHEL HURD-WOOD (PERFUME: A HISTÓRIA DE UM ASSASSINO) e BEN CHAPLIN (ALÉM DA LINHA VERMELHA) e o lançamento nas telas brasileiras em março de 2011 através da Europa Filmes. 
 
 
 Sobre o Autor: OSCAR WILDE (1854-1900): Nasceu em Dublin, Irlanda, filho do médico William Wilde e da poetisa Jane Francesca Wilde e cresceu em um ambiente artístico e intelectual. Estudou em Oxford, onde se deparou com a corrente da arte pela arte e tornou-se um dos principais expoentes do movimento artístico do Esteticismo. Oscar Wilde possui um conjunto de obras bastante rico e extenso, composto por contos (CONTOS COMPLETOS, EDIÇÃO BILÍNGUE - EDITORA LANDMARK), ensaios, peças de teatro e romance. Casou-se e teve dois filhos, mas apesar de casado, Wilde não abandonou a vida noturna extravagante. Os boatos a respeito
de sua conduta sexual se concretizaram quando Wilde foi condenado e preso por “conduta imoral”. A partir do escândalo, suas peças de teatro foram suspensas e seus livros recolhidos. Ao sair da prisão, Oscar Wilde se autoexilou em Paris, aonde viria a morrer em 30 de novembro de 1900 na mais absoluta decadência, pobreza e solidão.



Deixe um comentário