O pequeno príncipe

Autor: Antoine de Saint-Exupèry
Editora: Agir
Número de páginas: 95 páginas


Sinopse: Livro de criança? Com certeza!
Livro de adulto também, pois todo homem traz dentro de si o menino que foi.
O pequeno Príncipe devolve a cada um o mistério da infância. De repente retorna os sonhos. Reaparece a lembrança de questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptível na pressa do dia-a-dia. Voltam ao coração escondidas recordações. O reencontro,o homem-menino.

Era uma vez um pequeno príncipe que habitava um planeta pouco maior que ele, e que tinha necessidade de um amigo...

O pequeno príncipe vem de um planeta distante, e acaba encontrando um piloto (o próprio narrador) no deserto do Saara.
O príncipe pede para o piloto desenhar para ele um carneiro. A razão por que ele queria o carneiro era porque os carneiros comem pequenas plantas e tudo o que ele queria era que os carneiros comessem os baobás que eram um grande problema em seu planeta. Mesmo depois de uma explicação do piloto sobre os baobás, o pequeno príncipe fala para o narrador sua teoria sobre essa planta. Em seu planeta o pequeno menino tinha uma flor que ele amava muito, mas ela era muito exigente e ele se cansou dela, por isso veio para a Terra.
Depois da longa conversa sobre as plantas, o menino começa a contar ao piloto sobre seu planeta e sobre sua viagem até a Terra. Seu planeta possui três vulcões (um extinto), uma flor com quatro espinhos e quanto às viagens, bom elas são bem longas, para chegar a terra o príncipe teve que parar em seis planetas.
Em cada planeta ele conhece um personagem marcante. Um rei que mora sozinho e não tem quem governar (o que é bem curioso), um vaidoso, um bêbado, um homem de negócios, um acendedor de lampiões, e por fim, um velho geógrafo que escreve livros.
O pequeno príncipe conhece uma raposa e é ela que vai mostrar a ele realmente qual é sentido de amar. A flor pode ter irritado o príncipe com todas as suas exigências, mas...

 "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas"

A raposa ensina ao pequeno homenzinho a verdade sobre o amor e a amizade.
O príncipe sai de toda a experiência crendo que vale a pena amar alguém, mesmo que isto algumas vezes traga tristeza e o piloto fica triste no fim, mas guarda consigo uma lembrança maravilhosa em seu coração.

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós."

Quem nunca leu este maravilhoso livro não sabe o que está perdendo.
É um livro infantil, mas que traz uma grande lição de vida. Sem mais.


3 Comentários

  1. Esse livro é incrivel mesmo. Já li mil vezes e volta e meia sinto vontade de ler novamente. É tão delicado, ingenuo e sincero. Adoro!

    Parabéns pelo blog!

    Se puder dar uma passadinha no meu e seguir se curtir:
    http://felizvrosparasempre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. eu nunca li esse livro! acredita?? nem eu acredito =/ isso eh mt triste, mas esta nos meus planos le-lo um dia

    letracomasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Este de pequeno não tem nada; recomendo. Maravilhoso livro. Aproveito o ensejo para deixar aqui o meu blog também, quem curtir e quiser seguir-me, ficarei grato.http://veniltonmatos.blogspot.com/

    ResponderExcluir