Marley & Eu - A vida e o amor ao lado do pior cão do mundo.

Autor: John Grogan
Editora: Prestígio
Número de páginas: 272

Sinopse: John e Jenny eram jovens, apaixonados e estavam começando a sua vida juntos, sem grandes preocupações, até ao momento em que levaram para casa Marley, "um bola de pêlo amarelo em forma de cachorro", que, rapidamente, se transformou num labrador enorme e encorpado de 43 quilos. Era um cão como não havia outro nas redondezas: arrombava portas, esgadanhava paredes, babava nas visitas, comia roupa do varal alheio e abocanhava tudo a que pudesse. De nada lhe valeram os tranqüilizantes receitados pelo veterinário, nem a "escola de boas maneiras", de onde, aliás, foi expulso. Mas, acima de tudo, Marley tinha um coração puro e a sua lealdade era incondicional. Imperdível.



A história é sobre Marley, um labrador super agitado e de seus donos John e Jenny.
Com este livro pude confirmar o que já sabia a muito tempo, de que o cachorro pode sim ser o melhor amigo do homem, afinal Marley era o melhor amigo de John.
Quando John decidiu presentear Jenny com um cachorro, Marley ainda era filhote. Ele decidiu presenteá-la desta maneira porque os dois gostariam de ter um filho, mas Jenny não estava segura de que seria uma boa mãe, então para "testar" isto acabaram decidindo ter um cachorro.
O tempo foi passando e Marley foi crescendo, e acabou ficando enorme, o que para um cachorro ainda “filhote” era muito.
Marley tinha apenas um “defeito”, era muito agitado, quebrava tudo e acabava sempre comendo algo que não era comestível, (acho que o sofá tinha um gosto bom rs).
Jenny após algum tempo acaba ficando grávida, mas infelizmente ocorre um grave problema e ela fica extremamente triste e Marley como um bom cachorro era muito amoroso, e deu todo o amor que Jenny necessitava naquele momento. Mas, logo uma grande surpresa surge na vida de todos, e até Marley fica feliz, mesmo sem saber o que está acontecendo.
Após anos, Marley acaba adoecendo, todos sofrem com isso, principalmente John, ele o leva ao veterinário, mas infelizmente não é o suficiente, então com o passar muitas alegrias e tristezas vão surgindo para a família de Marley.

" "Uma pessoa pode aprender muito com um cão, mesmo com um cão maluco como o nosso"... Marley me ensinou a viver cada dia com alegria e exuberância desenfreadas, aproveitar cada momento e seguir o que diz o coração. Ele me ensinou a apreciar coisas simples – um passeio pelo bosque, uma neve recém caída, uma soneca sob o sol de inverno. E enquanto envelhecia e adoecia, ensinou-me a manter o otimismo diante da adversidade. Principalmente, ele me ensinou sobre a amizade e o altruísmo e, acima de tudo, sobre lealdade incondicional. ”... Marley como mentor. Como professor e exemplo. Seria possível que um cachorro – qualquer cachorro, mas principalmente um absolutamente incontrolável e maluco como o nosso – pudesse mostrar aos seres humanos o que realmente importava na vida? Eu acreditava que sim. Lealdade. Coragem. Devoção. Simplicidade. Alegria. E também as coisas que não tinham importância. (...) "

Nem preciso comentar o quanto chorei com o livro, ou será que preciso? rs
Além de eu ter um coração fraco (confesso), sou apaixonada por cachorros e uma história como está seria difícil eu não chorar, afinal o Marley é um cachorro maravilhoso (mesmo sendo muito agitado rs).
John Grogan escreve maravilhosamente bem, ele consegue fazer com que o livro toque no ponto fraco de cada um de nós, mesmo este ponto sendo diferente em cada um de nós.
O livro é rico em detalhes, ele consegue ser triste, mas ao mesmo tempo engraçado. Mas o que mais me surpreendeu em tudo isso é a mensagem que ele passa uma mensagem que todos deveríamos saber. Que o amor é incondicional e que mesmo Marley sendo um cachorro, ele é puro e não ama com interesse, ele ama de verdade, assim como todos deveriam amar.
Com certeza eu recomendo esse livro para todas as idades, afinal todos precisamos de alegrias e tristezas nas nossas vidas.

" (...) Um cão não precisa de carros modernos, palacetes ou roupas de grife. Símbolos de status não significam nada para ele. Um pedaço de madeira encontrado na praia serve. Um cão não julga os outros pela cor, credo ou classe, mas por quem são por dentro. Um cão não se importa se vc é rico ou pobre, educado ou analfabeto, inteligente ou burro. Se você lhe der seu coração, ele lhe dará o dele. É realmente muito simples, mas, mesmo assim, nós humanos, tão sábios e sofisticados, sempre tivemos problemas para descobrir o que realmente importa ou não."


Um Comentário

  1. AMEI o livro Marley e eu.
    É um dos meus favoritos. Chorei horrores, ri demais. Foi um dos melhores livros que já li.
    Quem não gosta de uma bela história de amor? mesmo que ela seja por um cachorro de estimação?? Acho que ninguem.

    ResponderExcluir