Minha vida na frança

Autor: Julia Child com Alex Prud’homme
Editora: Seoman
Número de páginas: 345

Sinopse: Neste livro, escrito a partir do depoimento de Julia ao escritor (e seu sobrinho-neto) Alex Prud'Homme, está o delicioso relato dos anos em que a culinarista famosa viveu sua grande transformação de vida: de uma americana de classe média acostumada à comida "fast food" como qualquer conterrânea de sua época à estrela da cena gastronômica.
Julia foi parar em Paris em função da vida profissional do marido, Paul Child, funcionário do governo dos Estados Unidos. Paul, mais velho que ela, já conhecia e era apaixonado pela França quando o casal desembarcou na Europa. Julia não tinha idéia do que encontraria, mas guardava uma secreta simpatia de ouvinte das histórias de Paul.
"Minha Vida na França" condensa seis anos de descobertas, entre 1948 e 1954. Da travessia marítima até o Velho Continente ao primeiro bistrô. Do contato com o maravilhoso mundo das manteigas "com sabores" à estreia no Instituto Le Cordon Bleu. Tudo isso tendo como cenário a França, e Paris mais especificamente. Esse livro, acima de qualquer coisa, é uma saborosa declaração de amor ao país.
"Atravessamos o Sena lentamente, passeando pelos verdejantes jardins das Tulherias, pelas úmidas transversais que cheiravam a comida estragada, madeira queimada, esgoto, reboco velho e suor humano" - É, não espere menos das memórias de uma gourmet.



"Paul e eu gostávamos de viajar no mesmo ritmo lento. Ele sempre sabia muito sobre tudo, descobria maravilhas ocultas, notava muros antigos ou aromas nativos, e eu sentia falta da sua presença calorosa. Antigamente era uma solteira feliz, mas agora não suportava mais a solidão."

Julia Child, é realmente uma mulher que merece palmas.
Neste livro lemos a biografia de Julia Child, uma americana que sempre foi apaixonada pela culinária Francesa.
O livro foi escrito a partir das cartas que ela e seu marido trocavam com seus familiares dos Estados Unidos (quando já estavam morando na França), então graças a estas cartas muitas lembranças puderam aparecer neste livro.
A culinária francesa é o ponto principal do livro e devido a isso não conseguiu me chamar tanto à atenção, afinal livros que falam sobre culinária mechem bastante com o psicológico de algumas pessoas (eu sou uma delas), então, sempre que lemos o mesmo ficamos com uma fome daquelas rs. Mas mesmo com o tema eu realmente me impressionei.
Impressionou-me pois, como o autor mesmo disse, este não foi apenas mais um livro escrito, pois em cada parágrafo podemos sentir a emoção e o amor que foi depositado nas palavras escritas.
Julie enfrentou muita coisa em sua vida, grandes paixões, dificuldades, preconceito, mas sempre de cabeça erguida, mostrando que tinha uma grande capacidade e pouco a pouco ela foi conquistando o respeito aonde quer que passasse.
Recomendo o livro para quem gosta de saber sobre as culinárias de outros países, e com certeza aos amantes do lindo país que é a França.


Deixe um comentário