Poemas para ler num pulo.

Autor: Leo Cunha
Ilustrador: Flávio Fargas
Número de páginas: 48
Editora: Dimensão

Sinopse: Leo Cunha cria neste livro poemas rápidos e concisos, sem perder a possibilidade de refletir sobre o mundo e se encantar com ele. O mesmo que a sabedoria oriental nos ensina a fazer, nos hai-kais. São poemas pra ler num pulo e reler sempre, valorizados ainda mais pelas ilustrações surpreendentes de Flávio Fargas.



Quando recebi este livro notei que a leitura seria bastante curta e fácil, afinal é um livro infanto-juvenil.
O livro contém vários poemas sobre estações, idades, fenômenos, perigos, etc. Não posso dizer que o livro é totalmente infantil por mais que pareça.
Os poemas de Leo Cunha são bem reflexivos. Eu mesma após ler vários poemas parei para pensar em algumas situações. Os poemas realmente fazem sentido e para cada idade terá um (pelo menos foi o que houve quando os li para a minha mãe. Sim, eu a fizela ouvir os poemas, afinal são curtos e bem bonitos).


"LIVROS

No varal da biblioteca,
a história não repousa,
apenas seca."

(Pág. 22 - Outro tempo)

Se formos refletir este poema para cada um pode ter um significado, afinal apesar de sermos considerados todos iguais, acabamos sendo muito diferentes em algumas situações. Todos nós temos nossas opiniões e experiências.
Com certeza alguns estão pensando que este livro é apenas para crianças (não consegui convencê-los), então coloco mais uma prova de que este livro não é apenas para crianças:

"RIO 40 GRAUS

Os termômetros
têm medo
da própria sombra"

(Pág. 29 - Lugares)

Se lermos isto para uma criança com certeza o poema não terá o mesmo significado que têm para um adolescente ou adulto não?

Então, confesso que este livro me surpreendeu bastante (mais do que eu esperava). Os assuntos mais importantes são retratados no mesmo, mas é claro com um pouco de suavidade e diversão.


3 Comentários

  1. Adorei a promessa do livro!
    ótimo para refletirmos.
    E, sem dúvidas, parece ser daqueles que para cada idade a reflexão é um totalmente diferente da da outra...
    Mesmo que para a mesma pessoa. Se eu lesse ainda criança, iria ter uma opinião bem diferente se o lesse novamente hoje em dia.
    Acontece muito isso.

    Beijos,
    Mell.
    Croissant Parisiense

    ResponderExcluir
  2. Olá,tem um Meme para você,lá no meu Blog
    http://almadeleitor.blogspot.com

    Abraços!!!

    Mi

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,
    Gostei muito de ler seus comentários sobre o meu livro.
    Um abraço,
    Leo Cunha

    ResponderExcluir