Oi pessoal!


Hoje trago para vocês uma pequena entrevista com a autora Tatiana Mareto. Ela é autora da série "O Segredo de Esplendora" que será uma trilogia.
Vamos conhecer a autora e o livro?  


Um pouco sobre a autora: Meu nome é Tatiana Mareto Silva, o último sobrenome recebido pelo casamento. Sou advogada por formação e professora por opção. Moro em Cachoeiro de Itapemirim-ES, cidade em que nasci, e de onde pouco saí. Não, estou exagerando, eu já viajei bastante e tenho uma bagagem divertida de experiências para contar. Mas continuo na minha cidade natal, o que pode romper um pouco com a ideia que fiz de mim mesma - que não consigo criar raízes.


Para ver mais, acesse: http://www.tatianamareto.com/sobre-tatiana.html

Sobre os livros:


A Origem: Sozinha no mundo inferior, Heather precisa enfrentar a difícil ascensão que a aguarda. Enquanto ela luta para controlar a luz e mostrar a todos que não é a causa do fim dos tempos, seus amigos se colocam em todo tipo de perigo para ajudá-la. E um novo segredo, ainda mais sombrio, revela-se quando Heather realiza mais uma de suas impossíveis façanhas.








Ascensão: Sozinha no mundo inferior, Heather precisa enfrentar a difícil ascensão que a aguarda. Enquanto ela luta para controlar a luz e mostrar a todos que não é a causa do fim dos tempos, seus amigos se colocam em todo tipo de perigo para ajudá-la. E um novo segredo, ainda mais sombrio, revela-se quando Heather realiza mais uma de suas impossíveis façanhas.



O Poder: Heather passou pela terrível ascensão e conquistou o seu livre arbítrio. Mesmo assim, ela não consegue viver em paz nem livrar-se dos perigos de Esplendora. Buscando informações nos segredos mais profundos de seu passado, ela descobre o motivo pelo qual alguns desejam o seu fim: ela carrega a Fonte, um poder que ninguém sabe exatamente o que é capaz de fazer, nem como controlar. Imersa em um universo de magias, ela precisa aprender como evitar que o Conselho de Esplendora cumpra com a determinação de destruí-la, e como impedir que o poder a domine totalmente.





Agora que já conhecemos um pouco sobre os dois, vamos para a entrevista? 




Olá, é um prazer tê-la conosco!


O prazer é todo meu. Fico feliz em estar aqui, e é uma alegria falar sobre a literatura, para mim.

Conte- nos um pouco sobre você:

Sou uma pessoa bem comum. Sou de Cachoeiro de Itapemirim-ES, tenho 34 anos e sou casada há 10. Ainda não tenho filhos, por enquanto cuido só das minhas seis filhas caninas e das minhas duas calopsitas amadas. Sou professora universitária (dou aulas por vocação) e advogada (por formação), aqui mesmo na minha cidade. Como trabalho muito e ainda dedico parte do meu tempo a escrever, não tenho muitos outros hobbies a não ser navegar pela grande rede e ler bastante. Também gosto de assistir seriados de televisão e filmes.

Adoro viajar e conhecer novos lugares, que geralmente servem de inspiração para minhas histórias. Sou uma pessoa geralmente extrovertida, e gosto de me relacionar com pessoas de qualquer idade - tenho amiguinhas de 16 anos que adoro! Não tenho preconceitos quanto a nada nem ninguém e tento viver um dia de cada vez.

Quando surgiu a sua paixão pela literatura?

Eu fui introduzida aos livros desde muito cedo. Minha mãe é uma leitora, apesar de ter relegado esse hábito a segundo plano, atualmente. Ela tem muitos livros em casa, e eu podia ler o que quisesse, desde bem jovem. Era incentivada a pegar um livro, tanto em casa quanto na escola. E esse universo me conquistou. Ao mesmo tempo que comecei a ler, comecei a escrever. Sempre gostei de elaborar histórias mirabolantes e escrevi meu primeiro romance aos 12 anos - e não parei mais.

Qual seu gênero literário preferido? Por quê?

Gosto de fantasia e romance. Fantasia porque acredito que a leitura deva te permitir criar novos mundos, e viajar por esses universos diferentes. Quanto mais fantástico é a história, mais criatividade eu vislumbro, por parte do autor, e isso me seduz. Quanto ao romance, eu sou uma eterna apaixonada. Adoro relacionamentos que se desenvolvem, principalmente se eles foram bem construídos.

Como e quando decidiu escrever?

Escrevo desde os 12 anos. Eu não sei exatamente por que decidi escrever, simplesmente bateu a ideia de fazer uma história mais elaborada do que minhas redações da escola. Li um livro da série “Júlia”, aquela especializada em livros femininos, e pensei: eu também posso fazer isso! Sentei na frente da minha máquina de escrever, porque eu ainda não tinha computador naquela época, e comecei a datilografar uma história. Era um romance policial, mas ele não foi para frente. Mais tarde, surgiria “Dezembro”, o meu primeiro romance finalizado. 

Você se inspirou em alguém ou em algo para escrever seus livros?

Eu me inspiro em música. Sou absurdamente auditiva, e nada flui se eu não estiver com meus fones de ouvido. Preciso de música para escrever. Também gosto de aproveitar conhecimentos adquiridos, por isso escrevo sobre lugares que já conheci e inspiro minhas personagens em pessoas com quem já convivi (ou ainda convivo). Mesmo que elas nem saibam!

Tento não retirar a minha inspiração de outros autores, pois cada um tem o seu jeito de escrever e colocar as palavras em ordem. Outros autores me ajudam a acrescentar ao meu mundo de fantasia, a aprimorar minha técnica e a viajar bem longe. Isso ajuda a escrever, e muito.

Como surgiu a idéia de escrever “A Origem"?

Essa história foi escrita em 2003, com o título “Às Avessas”. Foi um conto de poucas páginas sobre um anjo que veio à Terra proteger um humano, e acabou se apaixonando por ele. Quando sucumbi à tentação de escrever um livro - até 2009 eu só tinha escrito fanfictions e contos aleatórios, decidi aproveitar uma das minhas histórias já prontas para dar origem a um original mais consistente. A história escolhida foi “Às Avessas”. Mas eu modifiquei muito o enredo, apesar de ter mantido a sua essência. Levei algum tempo para que O Segredo de Esplendora surgisse e se formasse em mim, mas acabou dando certo.

Como a história foi ficando longa demais, optei por dividi-la em três volumes. Por isso O Segredo de Esplendora passou a ter livro 1, 2 e 3, respectivamente: “A Origem”, “Ascensão” e “O Poder”.

Como foi sua trajetória de lançar o livro?

Antes de escrever, eu procurei me informar sobre publicação. Eu não queria me lançar na aventura de escrever um livro que fosse ficar guardado nas minhas pastas de documentos. Corri atrás de editoras; fui ler sobre como enviar um original e como era a expectativa de publicação. Bem, foi uma grande decepção. As informações eram tão desanimadoras; em 2008 eu só consegui saber que era muito difícil enviar um original para grandes editoras e que eu precisaria desembolsar um bom dinheiro para contratar agentes literários e outros profissionais. Dinheiro que eu ainda não tinha.

Foi então que, em uma das minhas passagens pela internet, encontrei o site Recanto das Letras com uma postagem sobre publicação independente e “on demand”. Quando li aquilo pensei: é isso que quero, vou ser independente! E então comecei a escrever, escolhi como eu publicaria, por que veículo eu divulgaria meus livros e mergulhei na minha história.

Você está escrevendo algum livro atualmente? Se sim, pode nos contar um pouco sobre ele?

Sim, estou escrevendo “Quando o Verão se For”.  Esse livro é também baseado em uma história prévia minha, escrita em 2006, para um grupo de amigas. Foi quase uma história encomendada; escrevi para nossa diversão pessoal. Mas ela acabou ficando tão popular que decidi reinventá-la e disponibilizá-la para um público diferente.

O livro é bem simples, e não sei ainda como será a aceitação dele. Conta a história de quatro amigas que estão infelizes com suas vidas, e vão passar férias em Cancún. Por lá elas encontram quatro amigos, que são uma banda pop americana de quem elas são fãs, e que, coincidentemente, também estão infelizes com suas vidas.

O grupo se encontra e se reencontra várias vezes, e acabam se envolvendo e descobrindo que os problemas deles são bem parecidos. É um romance basicamente, e meu foco é apenas divertir. Não criei nada muito elaborado, dessa vez.

Quais dicas você dá para quem começou a escrever agora?

Se você está escrevendo agora e é um autor nacional desconhecido ainda, descubra primeiro quem você é. Descobri cedo demais que existem os autores que se profissionalizam, e esses precisam de uma editora por trás deles; e que existem os “contadores de histórias”, que têm objetivo apenas de entreter o público. Os autores profissionais precisam de editora, então escreva, contrate um bom revisor (isso é mais fundamental do que parece) e mande seu original para onde puder. Invista em você e acredite em você. Ninguém vai te dar valor se você já chegar desmerecendo sua história. Você precisa adorar a sua história e amar suas personagens antes de qualquer um.

Agora, se você é um contador de histórias como eu, invista na publicação independente. O selo de uma editora não pesa tanto quanto isso não é a coisa mais importante para você. Existem excelentes serviços de publicação independente, e não podemos nos render ao estigma de que autores independentes são, naturalmente, aqueles que foram rejeitados por editoras. Isso não é verdade.

Escreva por prazer, escreva porque gosta e para ser lido. Não pense em ficar rico com a literatura, pois a frustração pode ser grande. Não tenha medo de divulgar seu material e invista nas redes sociais. Elas são uma excelente ferramenta.

Obrigada por aceitar a parceria com o Behind the Words e por fazer essa pequena entrevista.

Eu agradeço a oportunidade, Jacqueline, e mando um grande abraço para todos que me leram até aqui. Obrigada você por apoiar o autor nacional nessa empreitada difícil de disseminar a literatura no Brasil.
-



Para saber mais acesse> http://www.tatianamareto.com/




2 Comentários

  1. Muito boa a entrevista!!! parabéns para a blogueira e para a escritora!! Bks

    ResponderExcluir
  2. Adorei a entrevista!
    A Tatiana parece ser muito simpática haha
    E os livros parecem ser muito bons. Ultimamente a literatura nacional tem dado um show.
    Beijos

    ResponderExcluir