A vida em tons de cinza 


Autor: Ruta Sepetys 
Número de páginas: 240
Editora: Arqueiro


Sinopse:  1941. A União Soviética anexa os países bálticos. Desde então, a história de horror vivida por aqueles povos raras vezes foi contada. Aos 15 anos, Lina Vilkas vê seu sonho de estudar artes e sua liberdade serem brutalmente ceifados. Filha de um professor universitário lituano, ela é deportada com a mãe e o irmão para um campo de trabalho forçado na Sibéria. Lá, passam fome, enfrentam doenças, são humilhados e violentados. Mas a família de Lina se mostra mais forte do que tudo isso. Sua mãe, que sabe falar russo, se revela uma grande líder, sempre demonstrando uma infinita compaixão por todos e conseguindo fazer com que as pessoas trabalhem em equipe. No entanto, aquele ainda não seria seu destino final. Mais tarde, Lina e sua família, assim como muitas outras pessoas com quem estabeleceram laços estreitos, são mandadas, literalmente, para o fim do mundo: um lugar perdido no Círculo Polar Ártico, onde o frio é implacável, a noite dura 180 dias e o amor e a esperança talvez não sejam suficientes para mantê-los vivos. A vida em tons de cinza conta, a partir da visão de poucos personagens, a dura realidade enfrentada por milhões de pessoas durante o domínio de Stalin. Ruta Sepetys revela a história de um povo que foi anulado e que, por 50 anos, teve que se manter em silêncio, sob a ameaça de terríveis represálias. 





Uma história triste, que me impressionou do início ao fim.


A história se passa durante a Segunda Guerra e nela conhecemos a história de Lina Vilkas. 
Lina é uma menina de 15 anos que estava com tudo planejado, assim que completasse seus 16 anos iria estudar na Lituânia. Infelizmente isso não aconteceu graças a NKDV que invadiu sua casa e  levou ela e sua família para a Sibéria. Ao chegarem lá começaram a trabalhar sem parar a troca de algumas migalhas de pão.
Todos os personagens deste livro no decorrer da história de mostraram fortes de alguma forma, Lina descarregava seus medos com desenhos no papel, já seu irmão Jonas sempre ajudava aqueles que precisavam, de todos era o mais corajoso mesmo sendo uma criança.


Sinceramente descrever esse livro é algo complicado, a história dele mexeu muito comigo. Ao ver o sofrimento dos personagens a dor que eles sentiam fiquei angustiada, queria poder ajudá-los de alguma forma, a dor deles acabou se tornando a minha dor. 
Tenho que confessar que me emocionei realmente com esse livro, a história chega a ser chocante, pois por mais que aprendemos na escola sobre a Segunda Guerra nada é dito sobre os países menores e sobre toda essa dor que eles passaram.
Um livro que merece ser lido por todas as pessoas, uma história envolvente e muito emocionante. Ganhou minhas 5 estrelas mais do que merecidas.  
A vida em tons de cinza deixa uma grande lição, não somente no final, mais ao decorrer da história em si.


PLAYLIST: Avanged Sevelfold - Nightmare






4 Comentários

  1. Parabéns pela resenha Jacqueline! Estou ansiosa para ler A Vida em Tons de Cinza! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Jacqueline!
    Gosto de livros com grandes lições, embora meu momento de leituras não esteja tão favorável a eles. De qualquer forma, o livro está na lista de desejados!


    Boas leituras!
    http://www.estantedanine.com/

    ResponderExcluir
  3. Amei o livro e a resenha amiga, obrigada por me emprestar. sz

    ResponderExcluir