@mor

Autor: Daniel Glattauer
Número de páginas: 184
Editora: Suma de Letras

Sinopse: Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Leo Leike, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por Emmi Rothner, casada. Inicialmente, ela só queria cancelar uma assinatura de revista. Depois, inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro. Nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis impedimentos. A cada dia, Leo e Emmi se sentem mais impelidos a marcarem um encontro. Após trocas contínuas de mensagens, está claro para ambos que o marido dela e as feridas emocionais dele não serão obstáculos para que marquem um encontro. O único obstáculo real é a insegurança de ambos quanto à transformação da fantasia em realidade. A expectativa é uma faca de dois gumes e a realidade pode não estar à altura. A tradição dos romances epistolares, compostos exclusivamente de trocas de cartas, é antiga na literatura ocidental. O primeiro livro com estas características, o espanhol Prisão de amor, de Diego de San Pedro, data de 1485. No século 18, o gênero se tornou popular, com clássicos como Ligações perigosas, de Choderlos de Laclos, Clarissa, de Samuel Richardson, e O sofrimento do jovem Werther, de Johann Wolfgang von Goethe. O austríaco Daniel Glattauer dá nova vida à tradição epistolar em @mor, primeiro de dois romances que exploram um relacionamento sustentado basicamente em trocas de e-mails. Romance de estreia de Glattauer e campeão de vendas na Alemanha e na Espanha, o livro explora, sob roupagem moderna, sentimentos familiares a amantes de todas as gerações. 




“Fw:  Eu sugiro lhe entregar na mão uma taça de vinho e aí brindamos. A nós.” – Pág 174

Emmi estava tentando cancelar a assinatura de uma revista e acaba enviando um e-mail com o endereço errado. Ela colocou uma letra errada e sua vida mudou totalmente, quem imaginava que isso pudesse acontecer?
De primeiro momento o erro foi algo normal, mas ela sem querer acabou cometendo o erro novamente o que acabou com que ela começasse um bate papo com o tal estranho, mas logo acabou, mas o que parecia que iria ter fim, não teve. Os dois começaram a conversar sobre assuntos diversos e quando ambos viram estavam viciados nos e-mails diários e os assuntos estavam cada vez mais “reais”.
Quando finalmente achamos que os dois vão se resolver e finalmente se conhecerem pessoalmente nada disso acontece, o que me deu certa agonia. Ela casada e alguém que não consegue mais conter a vontade de receber emails diários do ‘estranho’ e ele um homem que não consegue mais conter seus sentimentos pela mulher casada. De inicio essa história não parece acabar bem, mas no final a vontade de “matar” o autor por ter escrito CONTINUAÇÃO é imensa. RS

“Eu acho que amo você. E Bernhard percebeu isso. Estou com frio. O vento norte está batendo bem na minha cara. O que faremos daqui pra frente?” – Pág 184

Acreditem ou não, o livro pode começar estranhamente, ter um meio chato, mas o final é incrivelmente TENSO. Deixou-me muito tensa só de imaginar o que poderia acontecer, eu não queria estar na pele de Emmi e ter que compreender o que estava acontecendo e tomar a tal decisão.
O livro é todo escrito em e-mails e com uma escrita bem fácil. Não é a toa que o li em apenas 2h30 e com uma parada para a janta. RS No começo pensei em dar 4 estrelas para o livro, mas como senti muitos sentimentos, me senti tensa e totalmente envolvida com o final desta história acabei dando as 5 estrelas. E confesso que estou BEM curiosa para a continuação.

PLAYLIST:  The Pussycat Dolls - Don't Cha ft. Busta Rhymes





4 Comentários

  1. Linda história. Queria ser a personagem hahahaha

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é ótimo mesmo!!
    e quero a continuação!!!

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  3. Eu também senti as mesmas coisas que você e igualmente, quis "matar" o autor por terminar o livro da forma que ele terminou. Quem quase morreu foi eu!

    http://www.minhassimpressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir