O Dia do Curinga

Autor: Jostein Gaarder
Número de páginas: 378
Editora: Companhia das Letras 

Sinopse: "Você já pensou que num baralho existem muitas cartas de copas e de ouros, outras tantas de espadas e de paus, mas que existe apenas um curinga?", pergunta à sua mãe certa vez a jovem protagonista de O mundo de Sofia.
Esse é o ponto de partida deste outro livro de Jostein Gaarder, a história de um garoto chamado Hans-Thomas e seu pai, que cruzam a Europa, da Noruega à Grécia, à procura da mulher que os deixou oito anos antes. No meio da viagem, um livro misterioso desencadeia uma narrativa paralela, em que mitos gregos, maldições de família, náufragos e cartas de baralho que ganham vida transformam a viagem de Hans-Thomas numa autêntica iniciação à busca do conhecimento - ou à filosofia.
O dia do curinga é a história de muitas viagens fantásticas que se entrelaçam numa viagem única e ainda mais fantástica - e que só pode ser feita por um grande aventureiro: o leitor.




Hans-Thomas e seu pai decidem fazer uma viagem para procurar sua mãe que está desaparecida a anos. 
Durante a viagem os dois passam por vários lugares onde acabam conhecendo algumas pessoas um tanto diferentes.
Em uma dessas viagens o menino conhece um senhor que lhe dá um saco de pães, contudo ele só pode comer os pães quando estiver sozinho. Aceitou os pães e se foi.
Assim como haviam lhe avisado, quando seu pai adormeceu ele foi comer os pães. Contudo dentro do saco havia um livro e para ler esse livro ele iria ter que utilizar um outro objeto que eles haviam ganhado durante a viagem. Hans pensava que já estava vivendo uma grande viagem, mas nem conseguia imaginar o que iria acontecer daqui para frente junto com o livro em suas mãos.

No inicio da leitura eu acreditava que o livro poderia vir a ser algo muito diferente do que eu estou acostumada a ler, mas foi totalmente ao contrário. Consegui sentir o livro muito próximo a mim, me senti parte daquela história. O autor conseguiu fazer algo incrível. 
Por ser algo ligado a filosofia desconfiei que esse poderia ser mais um motivo para eu me afastar e estranhas a história, mas consegui levar sem problemas esse ponto e confesso que gostei bastante de tudo o que eu estava lendo.
A história é totalmente diferente do que imaginamos, e por alguns momentos achei que o autor estava fora de si quando escreveu. rs
A escrita não é leve mas você consegue ler fácil e levar a história sem problemas até o fim. Levei 4 dias para terminar esse livro (com ele reli Cinquenta tons de cinza), o que me fez agradecer por existir personagens incríveis como os desse livro.
Nota-se que eu o adorei. O livro ganhou minhas 5 estrelas e estou muito feliz por dá-las e com certeza recomendo esse livro para a meta de leitura deste ano de todas as pessoas. 


2 Comentários

  1. Aah, tá na minha meta de leitura faz anos! haha Não sei porque ainda não li. Acho que é porque não tenho o livro físico que é meio carinho.
    Mas amo os livros do Jostein e acho o máximo como ele consegue colocar livros ou cartas dentro de suas histórias. É como uma história dentro da história sempre. haha Um dos meus autores favoritos.

    Beijos!
    sobrecafeelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir