Nietzsche para Estressados


Autor: Allan Percy
Número de páginas: 112
Editora: Sextante

Sinopse: Nietzsche para Estressados: 99 Doses de Filosofia para Despertar a Mente e Combater as Preocupações é um manual inteligente e estimulante que reúne 99 máximas do gênio alemão e sua aplicação a várias situações do dia a dia. A sabedoria de Nietzsche é de grande utilidade na busca de uma solução para uma série de problemas, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Este breve curso de filosofia cotidiana foi criado por Allan Percy para nos auxiliar nos momentos em que precisamos tomar decisões, recuperar o ânimo, encontrar o caminho certo e relativizar a importância dos fatos da vida. É indicado para quem procura inspiração no pensamento filosófico mais influente da era moderna para combater as angústias e os medos dos dias de hoje. Cada capítulo é iniciado por um aforismo do mestre, seguido de uma interpretação atual. Muitas vezes, sua sabedoria é associada às ideias de outros autores renomados, enriquecendo ainda mais o assunto. O legado de Nietzsche induz à reflexão e oferece uma forma mais inovadora de superar as dificuldades. Conheça algumas de suas frases marcantes: - O que não nos mata nos fortalece - O destino dos seres humanos é feito de momentos felizes e não de épocas felizes - Quem tem uma razão de viver é capaz de suportar qualquer coisa - O reino dos céus é uma condição do coração e não algo que cai na terra ou que surge depois da morte - Não há razão para buscar o sofrimento, mas, se ele surgir em sua vida, não tenha medo: encare-o de frente e com a cabeça erguida - Os maiores êxitos não são os que fazem mais ruído e sim nossas horas mais silenciosas. 




"A felicidade vem em lampejos e que tentar fazer com que ela dure para sempre é aniquilar esses lampejos que nos ajudam a seguir em frente no longo e tortuoso caminho da vida. " - PÁG 8

Se você é uma pessoa que espera que este livro fale sobre Nietzsche, esqueça isso. O livro não vai falar quase nada sobre ele e sim sobre alguns pensamentos dele, e com uma breve explicação sobre ele.
São 99 pensamentos, 99 dicas para você se tornar alguém melhor, se tornar uma pessoa mais calma, mais pensativa, mais relaxada, por assim dizer.

O nome do livro (Nietzsche para Estressados), não vai ter quase nenhuma relação ao meu ver, afinal ninguém vai deixar de ser como é por causa de um livro, ele apenas vai dar algumas dicas, assim como eu já disse anteriormente.


"Amizade é um contato tácito entre duas pessoas sensíveis e virtuosas. Sensíveis porque um monge ou um solitário podem ser pessoas de bem e mesmo assim não reconhecer a amizade. E virtuosas porque os malvados só têm cúmplices ; os festeiros, companheiros de farra; oS ambiciosos, sócios.; os políticos reúnem os partidários ao seu redor; os vagabundos tê contatos; e os príncipes, cortesãos - mas só pessoas virtuosas têm amigos." - PÁG 19

Outro ponto que achei legal neste livro, é que ele cita diversos autores e diversas obras, diversas vezes até coloca trechos dos livros, e a opinião de seus autores. Acredito que para mim esse tenha sido o ponto forte do livro, pois conheci várias obras.
O segundo ponto forte do livro, foram as dicas numeradas. Acho que deixou tudo mais simples, do que simplesmente fazer um texto explicando o que ele queria dizer sobre aquela frase.
Dei 3 estrelas para este livro.
Sua escrita é bem fácil, o que deixa a leitura ainda melhor e mais rápida.
O livro é bem curtinho (mesmo tendo 99 dicas), mas acredito que eu teria aproveitado um pouco melhor a leitura se eu tivesse pausado ela e não lido tudo de uma vez como eu fiz. Talvez algum dia eu tente ir lendo 20 páginas por dia e refletir sobre aquilo que eu li.  

"Para o ser humano, é muito mais fácil concluir que os outros estão errados do que aceitar o próprio erro." - PÁG 42

"Liberdade e amar andam juntos. Amor não é reação. Se eu o amo porque você me ama, trata-se de mero comércio, algo que pode ser comprado no mercado. Amar é não pedir nada em troca, e nem mesmo sentir que se está oferecendo algo. Somente um amor assim pode conhecer a liberdade (...)" - PÁG 48


2 Comentários

  1. Eu não comprei o livro por achar que é chato, mas a sua resenha é muito boa, deu uma vontade de ler <3

    tresvezesporsemana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Boa resenha, Jacqueline. Gosto de filosofia e tenho livros de Nietzsche, mas esse parece de autoajuda. Ainda assim, eu compraria.

    Rosa Mattos
    http://contosdarosa.blogspot.com

    ResponderExcluir