O Caso Morel

Autor: Rubem Fonseca
Número de Páginas: 189
Editora: Folha de São Paulo 

Sinopse: "Suspeito que o universo não é apenas mais estranho do que supomos: é mais estranho do que somos capazes de supor."
Fiel a essa máxima, O caso Morel não é apenas um ótimo entretenimento, um livro que arrebata o leitor da primeira à última linha. É, antes de tudo, uma das mais inquietantes reflexões sobre o sentido moral da arte. Com a maestria que lhe é característica, Rubem Fonseca criou aqui um círculo de personagens inesquecíveis, da prostituta desamparada à grã-fina em busca de aventuras, passando pelo carismático Paul Morel, figura emblemática de um artista capaz de levar ao extremo da corrosão e da fúria sua inquietação frente à arte e ao mundo.

~~

"Um ladrão é considerado um pouco mais perigoso do que um artista." 

Tenha calma antes de ler este livro. Talvez você fique confuso com tantos detalhes e com a história de um livro dentro de outro livro. Talvez já tenha lido algo parecido, mas esse história é possui um toque bem diferente dos outros. 

“... O escritor tende a uma consciência mais aguda de si mesmo no ato de criar. O exterior torna-se menor e o escritor afasta-se da realidade objetiva, afasta-se da história, da trama, do caráter definido, até que a percepção subjetiva do narrador é o único fato garantido na ficção.” 

Conhecemos personagens fortes durante toda a história, que me lembraram até outros personagens que já conheci durante minha vida de leitora assídua. Esta história irá nos apresentar Paul Morel, um artista e Vilela um ex escritor e também policial. A relação dos dois é bem profunda e intensa, cheia de discussões sobre arte e sobre a própria literatura, algo que confesso ter me causado muita diversão, pois consegui ver a profundidade das opiniões e o quanto eram fortes (mesmo sendo de personagens). A vivencia dos dois vai desenvolvendo o livro, cheia de opiniões bem fortes, de momentos intensos e pata completar a história, conhecemos os escritos de Paul Morel. Este que esta sendo acusado de assassinar sua ex companheira e uma boa parte da história, irá girar em torno deste assunto, devido as investigações e histórias contadas em meio as outras.
A partir da tediosa prisão, Morel começa a escrever e a nos contar um pouco sobre si, um pouco sobre história, uma vida cheia de aventuras e sexo. Uma vida bem agitada ao meu ver. 
Contudo se pararmos para analisar todos os detalhes nos qual Morel nos conta, talvez uma interpretação mais profunda e com olhos mais analíticos possamos ver que toda aquela aventura seja somente algo que ele queira nos dizer. Tudo uma questão de interpretação e análise de todos os fatos contados. Este fora um dos detalhes que me fez gostar do livro. As surpresas que nos proporciona no decorrer das 189 páginas. 

"Tinha muitas idéias na cabeça, e isso me atrapalhava. Os melhores conferencistas são aqueles de uma única ideia. Os melhores professores, os que sabem pouco." 

O livro possui uma escrita bem marcante, nada muito fácil ou simples, afinal fora escrito em 1973. Tudo bem que não faz tanto tempo assim, mas se compararmos com os escritos atuais é uma história bem diferente e que requer um tanto de atenção e dedicação (mesmo eu achando que qualquer livro precise, para deixar a leitura ainda melhor).
Como disse no começo, paciência pode ser a chave para finalizar a leitura deste livro. Não fora o meu preferido da coleção folha, mas trouxe para mim alguns pensamentos profundos.
Demorei um pouco para lê-lo apesar de ser curto. Essa questão policial envolvida no livro é bem diferente das quais estou acostumada a ler. Já li diversos livros policiais e de investigação, cheios de mistérios e histórias profundas, mas apesar do livro englobar isso e ser considerado com temática policial, não sei se consigo encará-lo somente desta forma.
Os personagens foram tão bem desenvolvidos que somente olhá-lo desta forma e deixar de lado os detalhes das histórias é difícil. Vale a pena deixar registrado uma grande diferença dos policiais comuns para este, as pistas não existem, ou pelo menos não são apresentadas a nós, o que acho que é uma boa justificativa para a minha opinião citada logo acima.

Bom, no geral o livro foi bom. Uma boa leitura, cheia de pensamentos e de paciência até. Ganhou minhas três estrelas no ranking do skoob. De fato, valeu a pena.

AVALIAÇÃO: 


4 Comentários