DAVID COPPERFIELD

Autor: Charles Dickens
Número de páginas: 1318 
Editora: Cosac Naify

Sinopse: Um dos pilares da literatura ocidental moderna, Charles Dickens é até hoje fonte de inspiração para muitos escritores. Seu gênio foi admirado por Tolstói, Marx, Joyce, Kafka, Henry James, Nabokov, Orwell, Cortázar, entre muitos outros. Semi-autobiográfico, David Copperfield foi publicado em forma de folhetim entre 1849 e 1850. O autor afirma, no prefácio ao livro, que, entre os inúmeros romances que publicou, este era seu filho predileto. A edição inclui textos críticos de Jerome H. Buckley, Sandra Guardini Vasconcelos e Virginia Woolf. Tradução de José Rubens Siqueira.

P.S: Existem edições MENORES.



"A mágica veio muito fácil para mim quando eu era criança. Quando eu tinha 8 anos eu comecei a fazê-la, e quando eu tinha 12 anos eu já estava publicando livros de magia." 

David Copperfield trata-se de um livro que aborda a vida do personagem título, desde a infância até a sua velhice, como um romance de formação.
Por ser escrito em 1ª pessoa, o personagem compartilha com o leitor experiências e pensamentos. David é bem humorado e sarcástico ao mesmo tempo. Com uma infância difícil, ele perdeu o pai ainda quando criança e ele acabou crescendo "sozinho" mesmo tendo sua mãe. 
O personagem conta cada detalhe de sua vida, descreve cada momento, cada personagem, cada sentimento... Para fazer suas descrições ele utiliza diversas metáforas. 

"Há uma grande quantidade de novos territórios para conquistar. No meu próximo show eu vou fazer uma garota ficar grávida no palco. Naturalmente será sem sexo. Todo mundo vai ficar feliz com isso, mas eu não vou dizer mais nada."

O livro é sensacional! Repleto de críticas sociais e ironia. 
Muitos dizem que David Copperfield é o alter ego de Charles Dickens. Não sei ao certo se realmente é um romance biográfico, mas a leitura é fantástica. Um dos melhores livros que li em minha vida. Eu fui surpreendida e me apaixonei facilmente por ele. 
Tudo que Charles escreve é ótimo, mas até agora esta obra foi a que mais gostei.

Não consigo descrever melhor este livro. A história é tão rica, tão detalhista, que acredito que contar a respeito seria um spoiler imperdoável. Um ponto legal de se citar é que o livro possui MUITOS, mas MUITOS personagens de apoio que passam pela vida do nosso personagem principal. Por esse motivo também, seria difícil fazer uma resenha completa.
O que posso dizer? Bom, leia!! De verdade!
Não se assustem com a quantidade de páginas, pois elas fluem bem e nessa edição que li, possuem 3 textos de apoio, então... O livro não é tão grande assim.
Não se assustem com o tamanho. Muitas vezes atrás de livros grandes existem histórias fantásticas e que mudarão sua vida. 

"Estou apenas esperando para que as pessoas comecem a me perguntar se eu posso fazer a chuva desaparecer."


PLAYLIST:
Reis - Maria Gadu
Iris - Boyce Avenue 


AVALIAÇÃO: 



4 Comentários

  1. Nao conhecia esse livro. Dica anotada.
    besitos

    www.blogmeamarro.com

    ResponderExcluir
  2. Huuum interessante vou fazer uma busca dele online.

    ResponderExcluir
  3. Não tinha ouvido ainda falar sobre esse livro, mas amei a sua resenha.
    Achei bem interessante a resenha apesar de você se retrair para falar sobre a historia sem spoiler.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro mas fiquei com vontade de ler, achei interessante pela resenha!

    Beijos

    http://www.senhoritamarmelada.com/

    ResponderExcluir