A METAMORFOSE

Autor: Franz Kafka
Número de páginas: 96
Editora: Companhia das Letras

Sinopse: A Metamorfose é a mais célebre novela de Franz Kafka e uma das mais importantes de toda a história da literatura. Sem a menor cerimônia, o texto coloca o leitor diante de um caixeiro viajante - o famoso Gregor Samsa - transformado em inseto monstruoso. A partir daí, a história é narrada com um realismo inesperado que associa o inverossímil e o senso de humor ao que é trágico, grotesco e cruel na condição humana - tudo no estilo transparente e perfeito desse mestre inconfundível da ficção universal.






Certo dia Gregor acorda e vê que se transformou num inseto monstruoso. Ele sabe que esta atrasado para o trabalho, mas não consegue se mover, pois percebe que não é mais um ser humano, como era anteriormente. 
Como não é de faltar ao trabalho, seus pais e sua irmã começam a ficar preocupados e é claro, seu chefe também. E é neste momento que ele aparece na casa de Gregor para saber o que houve.
Com tanta confusão a família de Gregor descobre o que houve e com tanto horror, somente a irmã dele que passa a cuidar dele.
Ninguém entende o que realmente houve, é um horror pairando sobre a casa. 

O livro apresenta rapidamente a história, sem nenhum clímax ou introdução aos personagens. Inicia e termina de forma rápida e sem enrolações. Não existe uma história, somente um caso sendo apresentado com vários detalhes.
Senti um pouco de agonia enquanto lia este livro, pois é nítido que a família passa a considerar o filho como um peso, algo que os prende. 
A história tem um salto de meses também, onde somente a irmã continua cuidando dele, enquanto o pai precisa voltar a trabalhar para sustentar a casa. 
É complicado. Fiquei imaginando como reagiria numa situação desta. 
Foi um horror.

Não é dito o animal que Gregor se transformou, isso cabe ao leitor colocar no lugar do personagem o inseto que ele mais repudia, por isso a maioria vê o personagem como um barata gigante. 

A escrita é bem fácil, flui muito bem e confesso que é um livro para se ler em um dia. É bem curto, mas bem complicado também. Acho que a situação em si, deixa o leitor desconfortável também. 


AVALIAÇÃO: 


Um Comentário