Especial “Orgulho e Preconceito”

Para quem não sabe sou apaixonada por “Orgulho e Preconceito”.
O filme, o livro, a série... Tudo que tenha haver com “Orgulho e Preconceito”.
Graças a este amor, decidi fazer um post especial com a minha opinião sobre tudo que tenha haver com “Orgulho e Preconceito”.

Vou começar com o Livro (lembrando que não é uma resenha, é apenas a minha opinião, graças a minha grande fascinação pela obra).

Sinopse: A chegada de dois jovens o rico e promissor Charles Bingley e seu amigo, o altivo e ainda mais rico Fitzwilliam Darcy à vila de Longbourn causa um grande alvoroço entre as moças da região. Especialmente na família Bennet, cujas cinco filhas a bela Jane, a sensata Elizabeth, a culta Mary, a imatura Kitty e a desvairada Lydia foram criadas com um único propósito na vida: encontrar um bom marido. Tudo que elas desejam são os intermináveis compromissos sociais, bailes e jantares ...

 

Bom, a escrita de Jane Austen no início foi um pouco complicada, pois para quem não sabe, o livro foi publicado pela primeira vez em 1813, na verdade havia sido terminado em 1797, então podemos com certeza dizer que é uma escrita bem antiga e mais complexa do que a nossa, mas tirando este fato não a nenhum problema, pois ao decorrer do livro nos acostumamos com a linguagem antiga.
  
Logo depois de ler o livro eu assisti ao filme que foi bem fiel ao livro em algumas partes.

Orgulho e preconceito

Lançamento: 2005 (França, EUA, Inglaterra)
Direção:Joe Wright
Atores:Keira Knightley, Talulah Riley, Rosamund Pike, Carey Mulligan.
Duração: 127 min.
Gênero: Romance

Sinopse: Inglaterra, 1797. As cinco irmãs Bennet - Elizabeth (Keira Knightley), Jane (Rosamund Pike), Lydia (Jena Malone), Mary (Talulah Riley) e Kitty (Carey Mulligan) - foram criadas por uma mãe (Brenda Blethyn) que tinha fixação em lhes encontrar maridos que garantissem seu futuro. Porém Elizabeth deseja ter uma vida mais ampla do que apenas se dedicar ao marido, sendo apoiada pelo pai (Donald Sutherland). Quando o Sr. Bingley (Simon Woods), um solteiro rico, passa a morar em uma mansão vizinha, as irmãs logo ficam agitadas. Jane logo parece que conquistará o coração do novo vizinho, enquanto que Elizabeth conhece o bonito e esnobe Sr. Darcy (Matthew Macfadyen). Os encontros entre Elizabeth e Darcy passam a ser cada vez mais constantes, apesar deles sempre discutirem.

O filme é tão bom quanto o livro, pois se eu tinha alguma duvida sobre o enredo da história sumiu ao ver o filme.
No filme notamos também que o romance de Lizzie e Sr. Darcy é impossível aos olhos de algumas pessoas, mas aos meus olhos é um romance complicado e não impossível e é isso que o filme tenta mostrar. Mostrar a quebra de barreiras como o orgulho e o preconceito de ambas as partes, (mesmo eu achando que ele não tenha focado bem como o romance se inicia e o porquê da mudança de opinião de Lizzie sobre Darcy).
Acho que no filme eles se importaram mais em mostrar o relacionamento entre Jane e o Sr. Bnigley, mesmo tendo como personagens principais o Lizzie e o Sr. Darcy. Isso foi um pouco decepcionante, mas tirando isso o filme é muito bom, é o meu filme predileto e com certeza vale à pena velo.

Já a série...


Sinopse: Essa série da BBC traz um retrato fiel da obra mais famosa da escritora Jane Austen, considerada uma das melhores da literatura inglesa.
Conhecido no Brasil pelo nome de Orgulho e Preconceito, a série, estrelada por Colin Firth, virou filme há pouco tempo.
Pride and Prejudice conta a história das irmãs Bennett, com foco em Elizabeth, uma moça inteligente e de personalidade forte, que conhece o rico Mr. Darcy, um homem muito rico, fechado e aparentemente orgulhoso. Inicialmente os dois não se suportam, mas aos poucos se apaixonam e vivem uma das histórias de amor mais bonitas de todos os tempos.


... É bem melhor do que o filme. Como é divida em episódios e mais longa eles conseguiram abordar ainda mais detalhes do livro e posso dizer que foram bem fiéis a obra.
Na série podemos com certeza notar como Lizzie e Darcy foram se apaixonando, podemos notas como Darcy a tratava diferente das outras moças e o olhar de Darcy para Lizzie.
No filme Darcy é completamente diferente do Darcy da série. No Darcy da série conseguimos notar o que Lizzie causa a ele, podemos ver o sentimento vindo à tona apenas pelo o olhar e no filme não, isto foi um do grandes detalhes que eu adorei.
Posso dizer que está série é uma das quais eu mais gostei também. Ela é dividida em seis episódios, e cada um deles com 45 minutos em média.
E uma das coisas que eu mais adorei da série o casamento de Lizzie e Darcy, no filme não vemos a cena do casamento e tão pouco a do beijo (não sei por que foi cortada), mas na série a cena do casamento e do beijo finalmente aparece e posso dizer que fiquei emocionada, pois depois de uma longa trajetória podemos ver que o amor de Lizzie e Darcy é muito real.
A quebra das diferenças realmente aconteceu e aconteceu graças ao amor que nasceu entre os dois e na série podemos acompanhar bem toda a trajetória.


Então entre o filme e a série fico com a série com certeza, mas nada chega aos pés do livro com certeza, pois o livro foi à história real e os outros dois apenas adaptações.
Jane Austen, obrigada por trazer ao mundo esta história perfeita e mesmo depois de 194 anos suas histórias ainda fazem grande sucesso.


9 Comentários

  1. Eu amo 'Orgulho e Preconceito'...
    Não sabia que tinha uma série, agora estou mto ansiosa para assistir..
    Ainda não consegui encontrar para baixar, se vc pudesse me ajudar ficaria imensamente agradecida..

    P.S.:
    Adorei essa postagem *.*
    até pq fiz uma grande descoberta com ela.

    ResponderExcluir
  2. Oi, tb sou fissurada nessa obra. Eh, de longe, a melhor de Jane Austen. Engraçado q eu ja prefiro o filme à série da BBC.. em tudo, apesar de ser obcecada pelo Colin Firth... a sra. Bennet da série é insuportável... fico doida pra acabar as cenas em q ela estah.

    Vc ja ouviu falar de uma versão de bollywood? eu moro numa cidade pequena, nem cacei nas locadoras.. vou ver se baixo na internet.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu também sou uma viciada em Orgulho e Preconceito! Lógico que o livro é o melhor, mas eu conheci essa obra através do filme e mesmo ele não sendo tão fiel ao livro por causa do tempo de duração, eu amo ele. E depois vendo a série da BBC, caí de amores de vez.
    Só contribuindo com o post, o nome da versão indiana é Bride and Prejudice (Noiva e preconceito) e se você esquecer algumas cenas musicais no filme, ele é bem interessante, e o Darcy não deixa a desejar também.
    Além disso tem uma minissérie, Lost in Austen (Perdida em Austen), que conta a história de uma viciada por Orgulho e Preconceito que acaba caindo dentro do enredo. O interessante aqui é ver um possível outro lado de alguns personagens

    ResponderExcluir
  4. eu sou louca por este filme ele é perfeito, gostaria muito de viver essa historia..

    ResponderExcluir
  5. gostaria de ver as roupas usadas no filme.

    ResponderExcluir
  6. Esse realmente é meu filme preferido, nao sabia da existencia do livro mas vou comprar agoraaa!!!

    ResponderExcluir
  7. o filme com certeza é lindo foi o melhor filme que já assistir...

    ResponderExcluir
  8. posso assistir mil vezes que nunca vou enjoar,é simplesmente perfeito...meu filme preferido sem duvidas!!!top

    ResponderExcluir
  9. Eu amooooo Jane Austen e suas obras...assisto sempre pois comprei o dvd de Orgulho e preconceito e também Razão e Sensibilidade que é outra obra linda dela.

    ResponderExcluir