O Menino Yago

Autor: Jorge Silva
Editora: Independente
Nº de Paginas: 102 (versão e-book)

Sinopse (fonte: Smashwords): Yago, filho único, vive com os pais numa casa ao lado de um cemitério. O pai (Pedro) trabalha como coveiro, a mãe (Rosa) como empregada doméstica. Certo dia os pais decidem mudar de casa, mas a vida do filho também vai mudar. A criança, então, está pronta para trabalhar igual a um adulto. Entretanto, na nova vizinhança, numa vila de casas, existem problemas para adultos que exploram crianças. Pedro e Rosa não se intimidam em ter a criança trabalhando e fora da escola. A vizinha Silvia, viúva e sem filhos, descobre que Yago está sofrendo. Pedro e Rosa tentam “educar” o filho longe da intromissão dos vizinhos, algo que não termina bem. Na vila Santa Fé, crianças têm o direito de brincar e estudar, uma mensagem que dona Silvia e outros vizinhos defendem no dia-a-dia. Será que Yago vai para a escola?



Um livro e tanto.
Nele vemos a história de um garoto, chamado Yago, quem tem mais de seis anos e menos de 10. Seus pais Pedro e Rosa decidem se mudar para a vila de Santa Fé, um lugar onde moram pessoas que são felizes, mas que não tem muito dinheiro. Com a convivência com os vizinhos, Yago conquista a todos, mas seus pais decidem que esta na hora de ele trabalhar, porém a vizinhança não concorda com este ato dos pais de Yago e começam a protestar principalmente Dona Silvia, que se preocupa com Yago e, assim como todos os outros moradores da vila acham que lugar de criança é na escola e não trabalhando como um adulto. Porém os pais de Yago não gostam nada da idéia dos vizinhos se intrometerem na vida da família, mas dona Silvia continua a insistir. 
Será que conseguirá dona Silvia deixar o Yago ser uma criança normal ou será que os pais dele irão impedir que o filho tenha uma infância normal? Para descobrir, somente lendo e descobrindo a incrível história de Yago.

Quando li este E-book, comecei a pensar sobre o trabalho infantil, algo que acontece atualmente em varias partes do mundo, vemos vários inocentes e pobres crianças serem obrigadas a trabalhar pelos seus pais, em alguns casos para ajudar a complementar a renda da família e em outros casos para que os pais fiquem alimentando seus vícios enquanto os filhos trabalham para ganhar baixos salários que nem são necessariamente para eles, e sim para seus pais sem coração.
 Uma realidade que vemos em vários países, sejam eles pobres ou ricos. 
Vemos isso aqui no Brasil, por exemplo, crianças que vendem balas ou pedem dinheiro em faróis de trânsito enquanto seus pais estão dormindo em suas casas, mas pior que tudo isso é quando os pais fazem os filhos realizarem atividades criminosas como furto, assalto e trafico de drogas, algo que me deixa extremamente triste. Vendo do que o ser humano é capaz de fazer a sua própria criação, a seu próprio filho, me faz ter vergonha de ser um humano. 
Um excelente livro que recomendo a todos. Me fez refletir muito sobre esse assunto polêmico e que faz parte da nossa sociedade moderna e globalizada que esquece de que coisas assim acontecem ao seu redor.


Um Comentário

  1. Parabéns pela resenha. Gostei bastante do tema. é o tipo de assunto que faz a gente refletir nossos valores.
    Quero muito lê-lo.

    ResponderExcluir