Miss Bronte - Um romance


Autor:  Juliet Gael
Número de páginas: 400
Editora: Larousse


Sinopse: Charlotte Brontë passou a infância em pequena vila em Yorkshire, Inglaterra, criando com os irmãos histórias de um mundo imaginário. Anos mais tarde, usou a mesma inspiração para escrever célebres obras, entre elas a primorosa Jane Eyre. Mas, apesar do crescente sucesso e da aclamação da crítica, Charlotte almejava algo mais. Integrar-se à glamourosa Londres e conhecer celebridades do mundo literário não era suficiente para preencher o vazio que corroia sua alma. Miss Brontë: Um Romance é uma história envolvente e reveladora, que mostra o outro lado da família Brontë.   





Este livro não é apenas um romance comum, é uma biografia emocionante.


Charlotte, Anna, Emily e Branwell moram com seu pai que é reverendo, eles perderam a mãe quando criança  e acabaram encontrando um lugar maravilhoso na escrita. Charlotte e Branwell eram bem próximos, enquanto Emily era a mais tímida das quatro. 
Charlotte e Branwell escreviam poesias, mas depois que Branwell sofreu uma desilusão amorosa parou de escreve-las e somente as irmãs continuavam escrevendo.
Charlotte era a responsável pela casa agora, já que seu pai não podia lidar com essas coisas e não tinha sua mãe. Ao ver que tinha que arranjar um modo para sobreviverem ela começou a pensar em escrever um livro de poemas, já que todos escreviam.
Como pai das meninas estava muito doente, ele decidiu chamar para ajudar na paróquia Arthur, um homem que no inicio se mostrou bem rude e fechado, mas que depois de um tempo foi se mostrando ser um bom homem.
Logo  Emily escreveu seu primeiro livro, o "O Morro dos Ventos Uivantes" (uma obra fascinante) e acabou sofrendo muitas críticas e preconceito. A sociedade daquela época era extremamente machista e por causa disso não conseguiam aceitar o fato de que as mulheres podiam sim ser ótimas escritoras.
Charlotte foi mostrando a todos sua inteligencia, e acabou sofrendo preconceito também. Sofrendo com a doença de seu pai e o sofrimento de ter perdido seu irmão, ela publica o livro "Jane Eyre" ( uma obra maravilhosa). 


Não posso dizer que amei este livro... Infelizmente.
No inicio achei a história bem parada, não conseguia conseguir gostar, mas não deixei que a primeira impressão fosse a mais forte e continuei minha leitura com a esperança de que a história iria melhorar e posso dizer que ela melhorou, não da forma como eu esperava.
Como esse livro era uma biografia da história das irmãs Bronte a história é bem complicada, bem emocionante. A autora do livro colocou suas idéias no mesmo, mas mesmo assim a história das irmãs foi ainda maior.
Mesmo com um início que me decepcionou, o meio me emocionou. O decorrer de como as coisas aconteceram foi diferente. Adoro histórias de época, principalmente quando há um romance no meio da mesma. 
Fiquei um pouco triste pois Anna não conseguiu se destacar como suas irmãs.
Charlotte me surpreendeu MUITO. Muito mesmo. E Emily também, mas não como a Charlotte.
Adoro a obra que ambas escreveram e após ler esse livro acho que comecei a gostar ainda mais das obras, pois pude saber o porque que cada uma escreveu e como foi a reação do público (mesmo já sabendo que as duas haviam sofrido muito preconceito).
Dei 4 estrelas para esse livro, pois não gosto muito de biografias e o final me decepcionou um pouquinho, mas isso não conta tanto, pois o decorrer da história foi bem melhor que um final desses,
Livro recomendado para quem gosta de biografias, mas ainda mais para quem é fã das "Bronte". 


"Parecia que o próprio sonho se realizara como sempre se realizam, a seu tempo e de maneira inesperada". (Pág. 359)
                                                


4 Comentários

  1. Oi Jac!!

    Eu não li nada das irmãs Bronte, e na verdade, nunca tinha relacionado os nomes dela. Sério. Nunca pensei que ela fossem irmãs.
    Não gosto de biografia, então não lerei esse livro... Mas a resenha fez com que me interessasse pela histórias dela e fui procurar no google! rsrsrs

    Gostei da sua resenha!!
    Beijos, Karina!!
    Walking in Bookland

    ResponderExcluir
  2. Livro magnifico. Sua resenha fez jus ao livro.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Muito bem escrito. Orgulho da minha filhota.

    ResponderExcluir
  4. Oie.

    Eu já vi os dois filmes do livro dessas irmãs mas ler nunca li. Pelo filme os livros devem ser lindos. Fiquei curiosa agora.

    Beijos

    Mari

    ResponderExcluir