A Abadia de Northanger


Autor: Jane Austen
Número de páginas: 280
Editora: Martin Claret


Sinopse: A Abadia de Northanger é considerado um dos trabalhos mais ligeiros e divertidos de Jane Austen. De facto, para além dos ambientes aristocráticos da fina-flor inglesa do século XVIII, encontramos aqui uma certa dose de ironia, sátira e até comentário literário bem-humorado.









Existe alguma autora melhor do que Jane Austen? Para mim pelo menos não!


Neste livro conhecemos a história da jovem Catherine Morland, uma moça de apenas 17 anos e que é uma fã de romances góticos. Catherine é convidada pelos Sr. e a Sra. Allen para ir viajar com eles até Bath, um centro de cidade e com a permissão dos pais Catherine fica a cada momento mais ansiosa, pois morava no "interior".
Cath e a Sra Allen vão a uma festa e acabam conhecendo o jovem Henry Tilney que logo desperta um interesse em Catherine e sua irmã Eleanor, uma moça bem simpática.
Com toda essa amizade que estavam criando, o pai de Henry e Eleanor, o capitão  Tilney, convida a moça para ir até uma de suas propriedades a Abadia de Northanger. Todos dizem que a Abadia é um lugar sombrio e que coisas estranhas acontecem lá, só que isso não assusta a moça, pois ela ama lugares assim, mesmo nunca tendo conhecido nenhum.
E então, ela aceita o convite e vai conhecer a Abadia junto com Henry e Eleanor. 
Desde quando chegou a propriedade sua imaginação fica completamente descontrolada e acaba causando alguns mal entendidos que podem não haver solução...

Jane Austen me surpreende mais. Mesmo já tendo lido algumas de suas obras nunca havia lido A Abadia de Northanger e me surpreendeu tanto quanto as outras.
Já vi o filme deste livro e confesso que ele é bem fiel a história, o que me deixou completamente contente.
Pelo livro ter sido escrito em 1803 a escrita é completamente diferente e um pouco complicada. Para conseguir apreciar uma obra como essa acho que o leitor tem que gostar de escritas antigas, pois se não irá desistir ou não irá conseguir compreender seja o texto ou até mesmo o livro.
Este livro é 5 estrelas com certeza, não só por ser uma obra da Jane Austen, mas pela história mesmo. Uma história diferente e com um romance mais sombrio e surpreendente.

PLAYLIST: Erreway - Sera de Dios


2 Comentários

  1. Eu sou completamente apaixonada pelas histórias da Jane Austen.
    Este livro eu ainda não li, mas sou apaixonada pelo filme e fico feliz em saber que ele é fiel ao livro, gosto de adaptações assim.
    Este livro já está na minha lista há um bom tempo, espero encontrar uma oportunidade para lê-lo.
    Ótima resenha, xx

    ResponderExcluir
  2. Amo Jane Austen, Orgulho e Preconceito é o meu livro favorito (de todos!) e esse já está na minha lista para o ano que vem *-*

    Rafa

    ResponderExcluir