Garotas de Vidro


Autor: Laurie Halse Anderson.
Número de páginas: 272
Editora: Novo Conceito


Sinopse: “Lia e Cassie são amigas há anos, ambas congeladas em seus corpos. No entanto, em uma manhã, Lia acorda com a notícia de que Cassie está morta, e as circunstâncias de sua morte ainda são um mistério. Não bastasse isso, Cassie tentara falar com Lia momentos antes, para pedir ajuda. Lia tem de lidar com o pai, que é um renomado escritor, sua madrasta e a mãe, uma cardiologista que vive ocupada, salvando a vida dos outros. Contudo, seu maior tormento é a voz dentro de si mesma, que não a deixa se esquecer de manter o controle, continuar forte e perder mais, sempre perder mais, e pesar menos. Bem menos.”


Não.Devo.Comer. Não.Devo.Comer. Não.Devo.Comer. Não.Devo.Comer. Não.Devo.Comer. Não.Devo.Comer. Não.Devo.Comer. Não.Devo.Comer. Não.Devo.Comer.Não.Devo.Comer. Não.Devo.Comer... - Pág 180


Lia é uma garota de 18 anos que acabou de descobrir que sua melhor amiga Cassie morreu sozinha num quarto de motel. Lia não sabe exatamente o motivo no início do porque sua amiga morreu daquela forma, mas com o decorrer do tempo sabe que o motivo da morte de sua melhor amiga foi à aposta que as duas fizeram.
Pouco antes de sua morte Cassie ligou para a Lia 33 vezes e deixou diversas mensagens o que faz com que Lia se sinta ainda pior. As duas estavam brigadas, mas agora depois de todos os acontecimentos Lia não se sentia mais brava com a amiga e sim arrependida de não ter atendido as ligações.
O fantasma de Cassie e seus próprios fantasmas assombravam Lia diariamente. Ela não queria comer, ela não podia comer. Por mais que a tentação fosse forte ela tinha que manter a aposta, ela tinha que ser magra. Esses fantasmas estavam levando-a para a morte.
No decorrer da história conhecemos mais a amizade de Cassie e Lia, conhecemos os problemas que ambas enfrentam (ou enfrentavam) e vemos o quanto situações, o quanto essa doença é devastadora para os seres humanos. A bulimia é tratada nesse livro de uma forma real, sem mitos. Acredito que a autora tenha estudado bastante sobre o assunto antes de escrever esse livro, pois senti durante a leitura a verdade de muitas garotas do mundo, o quanto elas sofrem e o quanto a doença toma conta de nossas vidas.

A autora escreveu o livro em primeira pessoa o que nos aproximou ainda mais da realidade vivida por Lia. A história da menina é de emocionar. Imaginei Lia de uma forma que durante a leitura tive vontade de dizer para ela: "COMA MENINA, POR FAVOR!", mas não foi isso o que aconteceu durante a história. 
O livro ganhou minhas 5 estrelas. Adorei o modo que a história de Lia é contada, por mais que seja algo difícil de enfrentar é como já disse uma realidade e um assunto delicado, mas que Laurie lidou muito bem a meu ver. 


PLAYLIST: Rihanna - Cry 


3 Comentários

  1. Apesar de eu achar que vou me irritar muito com Lia, esse livro despertou minha curiosidade assim que li a sinopse dele!
    Não vejo a hora de ler - é um dos próximos.

    E realmente, esse tema é muito delicado e inusitado. Espero que a autora me agrade também.
    Adorei a resenha, Jac!

    Um beijão,
    Mell Ferraz - Croissant Parisiense

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Jacqueline! Estou ansiosa para ler Garotas de Vidro! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ótima resenha best, quero muito ler esse livro. xoxo Mari

    ResponderExcluir