Cotoco 

Autor: John van de Ruit
Número de páginas: 392
Editora: Intrínseca

Sinopse:  África do Sul, 1990. Dois grandes eventos estão prestes a acontecer: a libertação de Nelson Mandela e, o que para o garoto John Milton é ainda mais importante, o início das aulas no internato. Cercado por pais no mínimo lunáticos, uma avó gagá e colegas de dormitório para lá de estranhos (com apelidos do tipo Lagartixa, Rambo, Rain Man e Cachorro Doido), John (que graças a suas partes íntimas pouco desenvolvidas é debochadamente apelidado de Cotoco) faz o que pode para se adaptar - e tudo indica que não será fácil. Munido apenas da própria perspicácia e de um diário, Cotoco vive uma série de situações bizarras e divertidas: de mergulhos proibidos no meio da madrugada a acirrados campeonatos de críquete, passando pela caça ao fantasma de um professor e por catastróficas férias em família. E é nas páginas de seu diário que acompanhamos o peculiar - e sobretudo engraçadíssimo - funcionamento da mente de um garoto de 13 anos ao descobrir a vida, a amizade... e a pluralidade da fauna humana.


A história se passa na África do Sul, na época de 1990. A história apresenta John, ou melhor Cotoco é um garoto de 13 anos que ganhou uma bolsa de estudos e agora vai estudar num internato somente com garotos.
O livro é dividido em dias e horas como um verdadeiro diário, onde Cotoco conta detalhadamente o que está acontecendo.
Os pais de Cotoco são bem malucos o que fez com que eu desse muita risada, e sua avó que não bate muito bem foi um grande motivo das risadas também.
Os dias no internato não me pareceram ser os melhores, mas foram divertidos na maior parte do tempo (menino realmente é um ser complicado de lidar hahaha). Alguns meninos no internato mereciam uns bons tapas, principalmente por serem cruéis. Eu nunca entendi as brincadeiras dos homens, mas no caso do livro, realmente fiquei brava com algumas delas.

Obviamente me diverti bastante lendo esse livro. Eu estava a muito tempo curiosa com a leitura desse livro e não me arrependi de ter deixado ele para ser uma das minhas primeiras leituras do ano (era para ser a primeira mas não resisti a releitura de “A hora das Bruxas”).
O autor deixou a história bem leve em alguns momentos o que fez com que a leitura fluísse rapidamente. Outro ponto que gostei bastante foi o fato do pai do Cotoco não gostar muito da sogra, esse fato fez com que eu desse muitas risadas.
O livro ganhou minhas 5 estrelas (a história ganhou 4,5 então acabei decidindo dar 5 estrelas).
Se você procura um livro com humor e divertido com certeza esse livro é uma boa recomendação. 

PLAYLIST: Guns N' Roses - Welcome To The Jungle


3 Comentários

  1. Ah, fiquei com vontade de ler o livro quando ele foi lançado mas a vontade passou. Agora, lendo sua resenha, fiquei curiosa novamente. Talvez eu leia esse ano :)

    Beijinhos,
    Thais Priscilla
    http://www.thaypriscilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falar do humor dele! Tenho vontade de ler desde o lançamento :O
    Beijo,
    Mell Ferraz - Croissant Parisiense

    ResponderExcluir
  3. Adoro esse livro, achei ele um dos melhores de 2012 ahsuahsuah xx

    ResponderExcluir