20 contos de Truman Capote


Autor: Truman Capote
Número de páginas: 280
EditoraCompanhia das Letras 

Sinopse: 20 contos apresenta a genealogia de um talento. Das primeiras tentativas, no início dos anos quarenta, quando já era possível notar o poder de observação e a habilidade para condensar situações em cenas breves, até o apogeu demonstrado nos últimos trabalhos, pode-se seguir quase cronologicamente a evolução da sua prosa. A vida de Capote, ela mesmo merecedora de um tratamento ficcional, também serve para traçar paralelos. O escritor era fascinado pela alta sociedade americana, e ela retribuiu a adoração. Os dois primeiros contos apresentam essa sociedade com uma certa reverência, enquanto trabalhos tardios, como "Mojave" e "A pechincha", traçam um retrato muito mais cru, e provavelmente acurado, daquela classe. Nos últimos contos, ele se debruça com olhar agridoce sobre a infância, passada numa grande casa cheia de primos e tias no sul empobrecido do país depois da Depressão. Entre essas duas pontas, transparece um tanto da dureza da vida de exilados na cidade grande, um bocado de solidão e de corações partidos. Um vasto e magistral desfilar de ilusões perdidas até o refúgio na infância, nos contos em que Capote mostra a sua melhor forma.




Após tantas recomendações decidi ler este livro de contos do Truman Capote.
Ultimamente estou numa vibe de livros mais curtos ou de contos (graças a faculdade), então decidi pegá-lo para ler.
No início estava toda empolgada e acabei lendo mais de um conto, mas depois notei que o bom desse livro é poder se deliciar lendo-o devagar e foi isso que eu fiz.
A obra possui contos mais leves e outros mais pesados e pelo o que notei um melhor do que o outro.
Preciso dizer também que houve alguns contos que não me conquistaram e minha vontade era pular para o próximo, mas não me deixei fazer isso.
Apesar das minhas amigas quererem me matar pois não gostei muito do livro, foi uma leitura agradável.
Cada conto vai trazer uma característica diferente, seja pelos personagens ou pela visão do mundo que o autor muda. 
Acredito que quem gosta muito de contos vá gostar desse livro. 
Contudo, ver a evolução da escrita do autor, também fora algo que fez com que a leitura valesse a pena.
Dei 3 estrelas para o livro, e fora como eu disse anteriormente, ler um pouco por dia o torna melhor do que ler todos os contos seguidos.


Deixe um comentário