Acho que no fundo todos nós queiramos mudar algo da história não é mesmo? Pode não ser de nossa vida pessoal, mas do mundo! Pois é esta sensação que Raimundo Silva, que é um redator que está trabalhando na História do Cerco de Lisboa, ocorrido no século XI.  
Os acontecimentos da época foram decididos na famosa base do 'Sim" e do "Não", e Raimundo sentiu-se curioso pois de acordo com toda a história era para ter sido dito "Não" e na realidade foi dito "Sim". 
Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência hein pessoal.
Para que o livro tivesse mais propósito ele arriscou-se e mudou a história. Mudou a narrativa e todo o contexto da história. Ele poderia perder tudo devido aquela ação precipitada que teve, mas não podia deixar seus instintos de lado.
Toda a história é com base nesta atitude de Raimundo e seu novo ponto de vista. Não é algo leve ou divertido, mas para os adoradores não deixa a desejar. 
A narrativa não é nada leve para se seguir, e o livro poderia fluir um pouco melhor, contudo este livro é cercado de opiniões fortes, as que apoiam e as que criticam a história.
A cada página que eu lia sentia uma sensação diferente. Quando finalizei fiquei pensando por qual motivo eu havia começado ou escolhido a leitura. Não seguiu como eu imaginava que seria, mas surpreendeu-me de uma forma positiva.

Por ser um clássico já sabia que não seria uma leitura destas de dois dias  ou de uma sentada como dizem por ai. Foram longos dias de leitura. 
Dias bons até e gelados. 
Talvez Saramago não tenha me conquistado de primeira, mas conquistou de uma forma gradativa. Quem sabe num próximo título não me apaixone ou me afaste completamente de seus clássicos, mas como disse anteriormente ele é cercado de opiniões e eu ainda quero reforçar um pouco mais a minha para vir aqui escancaradamente e com palavras sinceras elogiá-lo ou critica-lo. Até lá... ATÉ MAIS!


Um Comentário

  1. Que bela resenha. Adoro suas resenhas são profundas e consigo ver se o livro realmente me interessa ou não.
    Vou ir procurar essa coleção que você está lendo. Adorei.
    Bjs

    ResponderExcluir