O Retorno do Jovem Pequeno Príncipe

Autor: A. G. Roemmers
Número de Páginas: 109 
Editora: Fontanar

Sinopse: Como tantos que leram O Pequeno Príncipe, eu também captei a simplicidade de sua mensagem e compartilhei a tristeza de Saint-Exupéry quando o herói-criança, que alcançara as profundezas de meu coração, foi obrigado a retornar a seu asteroide. Muitas vezes perguntei a mim mesmo, o que aconteceria a essa criança tão especial se continuasse a viver entre nós. Como seria sua adolescência? Conseguiria preservar a inocência de seu coração?", indaga o poeta argentino A. G. Roemmers.Roemmers retoma no livro discussões éticas sobre a experiência humana e aborda temas ainda cruciais à humanidade, como guerras, crises econômicas, fome e consumismo. "Durante o percurso da viagem fictícia, o Jovem Príncipe pergunta se há muitos caminhos no planeta Terra e se não ocorre aos homens procurar no céu a orientação. Sempre há problemas e os caminhos para superá-los", afirma o autor, também influenciado pelo personagem em sua infância.

~

Pegar para ler O Retorno do Jovem Pequeno Príncipe logo após reler pela milésima vez O Pequeno Príncipe talvez não seja a melhor ideia.
Não digo isso por maldade, digo isso com muita bondade, afinal será inevitável a comparação. E esta sendo feita de imediato pode não ser mesmo a melhor ideia.
O Retorno do Jovem Pequeno Príncipe é um livro muito mais leve em pensamentos e em mensagens marcantes. Uma simples história que nos faz aceitar que infelizmente temos que crescer. 
Nosso pequeno amigo cresceu e felizmente continuou com uma alma pura, contudo nesse livro vemos que crescer nos trás aqueles sentimentos considerados de adultos. Sentimentos nos quais as crianças não possuem, por isso podem ser consideradas inocentes.
Não que crescer nos faça desenvolver a maldade, mas acredito que desenvolvemos maturidade e uma certa malícia nas coisas. Somos obrigados a isso, infelizmente. O mundo é composto por pessoas boas e pessoas com más índoles e são essas segundas que nos fazem precisar desenvolver esse pensamento mais maduro.
Quando o Pequeno Príncipe volta a Terra é perceptível o quanto ele mudou e ao decorrer da história aquele sentimento de alívio vai surgindo dentro de nós. Ver aquele jovem que tanto nos apegamos tendo aqueles pensamentos e sentimentos é algo de se retorcer o coração. E ver o quanto ele cresce a cada página também é algo reconfortante apesar dos pesares.
O autor quis traduzir e passar para nós uma mensagem simples, mas direta com todos os diálogos, explicações e argumentações que o livro nos trás. Este que não é composto por imagens faz o leitor desenvolver melhor a imaginação, faz o leitor construir um caminho para aquele Pequeno Príncipe original.
É um livro muito bom. E bem rápido de se ler. Nos faz pensar, repensar, aceitar e rejeitar as ideias propostas. Diga adeus a inocência completa, ou melhor, permita que a inocência divida um espaço com o amadurecimento. Com as novas metas, novos desejos e novas companhias. Abra a mente e deixe que os nossos personagens guiem você nesta história, mas não deixe aquele Pequeno Príncipe esquecido, afinal ele será relembrado com muito amor durante esta nova aventura.


Leia-o. Mesmo.

Tem uma escrita extremamente leve e em um dia no máximo dois, você consegue terminá-lo. 




AVALIAÇÃO: 





2 Comentários

  1. Aaaaah! Parece ser lindo e doce como o primeiro. Gostei tanto dessas frases que tu colcastes no fim, de vdd. Parabéns pela resenha, está linda. Beijoooooooo


    www.martinhabarreto.com

    ResponderExcluir
  2. Imagino que deve ser mesmo bem difícil não fazer nenhuma comparação, mas, apesar das bonitas palavras que você utilizou, ainda me parece uma melhor ideia ler, principalmente, o Pequeno Príncipe (coisa que ainda não fiz hehe), por causa de toda a ideia de que crescer nem sempre é algo tão bom quanto pensamos...

    http://somaisumapaginamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir