No final das contas eu não abandonarei jamais a leitura deste incrível livro.
Pois é minha gente, eu havia deixado de lado a ideia de fazer diários de leitura e esperando o livro acabar para fazer uma resenha bem completa, mas a história me conquistou finalmente. Demorou. Não fora fácil no início, mas fiquei deslumbrada com tudo o que o livro nos apresentou.
A guerra que me espantou em alguns momentos, a tristeza e o desespero. A perda dos personagens (meu favorito se foi) e o amadurecimento de alguns me conquistou, principalmente pela visão que muitos tiveram em relação a guerra.
Pierre, um personagem que no início me pareceu ser imaturo, com a guerra, amadureceu e para mim tornou-se um homem de verdade. 

O grande foco na história e opiniões mais esclarecedoras são dadas no decorrer da leitura. O autor nos apresenta uma ideia bem diferente do que realmente foi a guerra. 
Napoleão deixa de ser uma ideia "x" e passa a se tornar "y" (nada de spoiler). Para mim, a ideia do ser que eu tinha de Napoleão, neste caso, se transformou e virou algo bem diferente. 
Acredito que no fundo a ideia da guerra tornou-se completamente oposta. Eu não tinha conhecimentos profundos a respeito, mas a base eu tinha fora transformada. Passei a ter uma visão mais holística de tudo. Não somente a base da guerra, mas sim, criei uma visão de contextos inteiros, como por exemplo, dos soldados e seus sentimentos, das amizades e perdas e etc. 

Aos poucos o livro nos transforma e até nos deixa tristes. Triste pois as perdas, as mortes e as descrições dos momentos nos acertam como uma facada no meio do peito. Ver que aquele personagem que você se afeiçoou tanto durante a leitura acaba sendo morto por causa da guerra, é como se um ente querido estivesse por lá. 
Sempre acreditei que para um livro ser bom de verdade ele tem que nos causar diversos sentimentos. Ele precisa mexer conosco. Não adianta ser simplesmente uma leitura, ele tem que ser marcante.
Guerra e Paz é assim. 
Guerra, que mexe conosco, que nos quebra e entristece. 
Agora, é torcer pela Paz. Que ela chegue logo e posso confortar de certa forma os nossos corações. 

Já estamos no final do quarto tomo. O livro está acabando. 
É espetacular. Demorou para me conquistar, mas é sensacional. Não queria que terminasse nunca, mas a tristeza que me causou foi válida. 


2 Comentários

  1. oi!
    Eu ainda não li Guerra e paz, mas sempre leio coisas maravilhosas sobre ele. Já esta na lista das minhas próximas leituras ;)
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Não li também mas gostei parece bem interessante.
    Tem post novo no blog. Confere lá.
    Estilo. Quem tem?

    ResponderExcluir