1984

Autor: George Orwell
Número de páginas: 416
Editora: Companhia das Letras

Sinopse: Romance distópico clássico do autor britânico George Orwell. Terminado de escrever no ano de 1948 e publicado em 8 de Junho de 1949, retrata o cotidiano de um regime político totalitário de modelo comunista. No livro, Orwell mostra como uma sociedade oligárquica é capaz de reprimir qualquer um que se opuser a ela.
O romance tornou-se famoso por seu retrato da difusa fiscalização e controle de um regime coletivista-socialista na vida dos cidadãos, além da crescente invasão sobre os direitos do indivíduo. Desde sua publicação, muitos de seus termos e conceitos, como "Big Brother", "duplipensar" e "Novilíngua" entraram no vernáculo popular. O termo "Orwelliano" surgiu para se referir a qualquer reminiscência do regime ficcional do livro. O romance é geralmente considerado como a magnum opus de Orwell... 



Quer uma leitura profunda e cheia de maravilhas? 1984 com certeza é um livro destes.
Uma das melhores distopias que eu já li em meus 22 anos. É uma leitura realmente intensa, repleta de mudanças politicas e reviravoltas.
1984 conta a história de uma sociedade que é controlada pelo governo, eles não possuem privacidade. O governo consegue vigiar todos os moradores através de uma "tecnologia", lembrando MUITO o Big Brother. 
Neste livro, temos 3 continentes, 3 camadas por assim dizer, como se fossem hierarquias. E temos também os ministérios, claro, afinal apesar de serem vigiados, todos precisam trabalhar. 
Após conhecermos uma boa parte da nova realidade que estamos vivendo, começa a "aventura" do nosso personagem. Winston, que trabalha no ministério da verdade passa a se questionar a respeito do que realmente acontece. É curioso, pois todo o livro é voltado para ele e seus pensamentos.
Por ser vigiado o tempo todo, ele sabe que esta correndo um risco de vida MUITO grande por ter aqueles pensamentos e por tomar certas atitudes, mas para ele questionar todo aquele sistema político e o modo que as pessoas estão vivendo é mais importante.
Ah, também temos Julia, uma personagem que também ira mudar muito a história. Romance a vista? Será?

O livro irá girar em torno disso. Destes questionamentos e deste novo mundo. 
É difícil dizer o que eu achei de verdade. Imagino o quanto seja complicado e perturbador viver num mundo vigiado.
Mas o que realmente posso dizer é que AMEI. Cada momento da história me intrigou, me envolveu.
A escrita do autor é impecável. Estou apaixonada.
Recomendo este livro A TODOS. De verdade, é engraçado como ler livros mais sérios e mais intensos nos fazem pensar sobre a NOSSA REALIDADE.
Será que vivemos num mundo parecido ao de 1984? É de se pensar, certo?

Livro maravilhoso! Mesmo!
LEIAM! POR FAVOR!!!


AVALIAÇÃO: 


4 Comentários

  1. Oi!!
    Gostei da dica, esse livro parece ser muito interessante. Não conhecia, vou procurar ler :D
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Nossa, antigo ein! Eu gosto dos clássicos de J. De Alencar. Bjs www.kellyzarate.com

    ResponderExcluir
  3. Amo um romance <3
    Esse ainda não li, mas já quero ler !!!
    besitos

    www.blogmeamarro.com

    ResponderExcluir