A filha da vendedora de crisântemos.

Autor: Stella Maris Rezende
Ilustrações: Andréia Resende
Editora: Paulus
Número de páginas: 112

Sinopse: A filha da vendedora de crisântemos é a história de uma adolescente que não se conforma com a realidade e luta para transformá-la. Beatriz luta para descobrir as verdades sobre a cidade, sobre a descriminação de sua mãe e o sumiço de seu pai. Graças à sua persistência, consegue não só desvendar os mistérios, mas também solucionar alguns dolorosos problemas em sua vida.


Julgar alguém apenas por sua aparência ou pelo lugar onde a pessoa trabalha é algo muito baixo, mas é o que acontece com Dona Geralda. A vizinhança a julga por ela não trabalhar fora e por ela ser mãe solteira.
Sua filha Beatriz começa a notar que todos da vizinhança estão julgando sua mãe e mudando o comportamento com ela, ela quer mudar isso, mas não sabe como. Quando uma idéia surge, ela chama todos os seus amigos (que agora mal olham na cara dela e tratam a mãe por apelidos como “ a outra”, “aquela lá” e coisas do tipo) para um passeio no Retiro do Alto, e ela tem uma conversa séria com eles. Muitos ficam chocados com a atitude da menina, mas aos poucos vão notando o quanto estão errados.
Quando Maria de Fátima se dá conta do que estava fazendo, chama a amiga Beatriz para um passeio. As duas vão até a casa da Rua Nove Ponte. Muitos dizem que a casa é mal assombrada. Ao entrarem na casa, elas tem uma grande surpresa.
A filha da vendedora de crisântemos, começa a se lembrar de seu amor, Lélio e sente grandes saudades dele. A mãe nota a tristeza da filha e a chama para uma conversa séria. No dia seguinte Bia vai a casa de sua tia onde as duas revelam segredos que jamais esperariam uma da outra.
Joana, uma outra amiga de Bia, caí em si e pede desculpas a amiga por tratá-la mal somente por estar com inveja de sua mãe. Ela leva consigo um bilhete de Lélio, o que faz o coração de Bia disparar rapidamente.
O narrador acaba revelando sua verdadeira identidade e o que realmente houve com ele (momento mais emocionante do livro).
Tia Sandrita sente que está na hora de contar toda a verdade para Beatriz. A mesma conta para a sobrinha o paradeiro de seu pai e o que houve com o mesmo. Dona Geralda e Beatriz vão ao encontro de seu José na clínica, onde eles tem uma conversa séria e um grande final feliz.
A capa do livro é linda, as flores chamam bastante a atenção. As ilustrações de dentro do livro são ricas em detalhes e chegam até a ser perfeitas.
A leitura do livro no começo é fácil, mas ao longo da história começa a se complicar. A autora aplica o sotaque mineiro e as palavras mais difíceis. Para quem não está acostumado a uma leitura mais complexa pode sentir um pouco de dificuldade, mas não é nada que um dicionário não possa ajudar.


24 Comentários

  1. esse livro é liindo haa e esse resumo me ajudou muito 8)

    ResponderExcluir
  2. eu adorei esse livro bjs stella sou sua grade fã

    ResponderExcluir
  3. livro muito ruim não gostei sou mais ler A bailarina Fantasma!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adorei o resumo me ajudo muito valeu mesmo!!!

      Excluir
  4. é mesmo esse livro é muito ruim histórinha sem graça de tudo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se vc não aprecia bons livros ou não tem mente o suficiente para o entender é melhor nem ler, não tem pra q ficar reclamando q não gostou do livro, é melhor ir ler livros tipo O Coelho e a Tartaruga, esse sim é o único q pode te botar nos eixos...

      Excluir
  5. vou tirar a nota maxima no trabalho !!! iupiii

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. tem que fazer um livro mais de suspense pq esse é muito chatoo

    ResponderExcluir
  8. gostei muito desse livro gostei mais ainda dessa resenha que me ajudol muito valeu :)

    ResponderExcluir
  9. Nossa mano valeu ai .. cê ta me ajudando muito com esse resumo ai vlw gatinha(o) !! ><'

    ResponderExcluir
  10. Amei vai me ajudar muito... ehhh

    ResponderExcluir
  11. quando aconteceu a historia?

    ResponderExcluir
  12. muto boa mais tive um pouco de dificuldade de entender....

    ResponderExcluir
  13. ameeeeiiiiiiii o livro gostei muito da historia e de beatriz com suas atitudes

    ResponderExcluir
  14. o narrador revela a historia em que pagina do livro ???

    ResponderExcluir
  15. O resumo min ajudou mt ! Parabens stella amei o livro >< s2s2

    ResponderExcluir
  16. oii eu ameii vou tirar boa nota

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pk diz q eles vao ter um final feliz ? e qm e seu jose ?

      Excluir
  17. Esse resumo me ajudou bastante. OBRIGADA

    ResponderExcluir