Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil

Autor: Leandro Narloch
Número de páginas: 367
Editora: Leya

Sinopse: Existe um esquema tão repetido para contar a história do Brasil, que basta misturar chavões, mudar datas ou nomes, e pronto. Você já pode passar em qualquer prova de história na escola. Nesse livro, o jornalista Leandro Narloch prefere adotar uma postura diferente ? que vai além dos mocinhos e bandidos tão conhecidos. Ele mesmo, logo no prefácio, avisa ao leitor: "Este livro não quer ser um falso estudo acadêmico, como o daqueles estudiosos, e sim uma provocação. Uma pequena coletânea de pesquisas históricas sérias, irritantes e desagradáveis, escolhidas com o objetivo de enfurecer um bom número de cidadãos." É verdade: esse guia enfurecerá muitas pessoas. Porém, é também verdade que a história, assim, fica muito mais interessante e saborosa para quem a lê.



"Essa mistura original teria acontecido só aqui por causa do tipo de gente que formou o Brasil." PÁG 153

Sabe aquelas histórias que ouvimos desde que entramos na escola sobre o Descobrimento do Brasil, a Independência, a História sobre quem inventou o avião e todas as aquelas outras que estão nos livros de história? Então, este livro irá recontar essas histórias, irá recontá-las do ponto de vista que dizem ser 'verdadeiro'.
Mas desde já aviso que este livro não é escrito por um historiados, mas sim por um grande jornalista. 
Bom, posso dizer que em diversas partes do livro parei para pensar o que eu aprendi e comparei com o que estava escrito, fiz diversas reflexões e analisei (pelo menos com o conhecimento que tenho) todos os casos. 
No início do livro lemos sobre a história dos índios, casos que eu nem imaginava que poderiam existir e muito menos acontecer estão presentes no livro. Mas essa não foi a parte que mais me surpreendeu. O estudo sobre se Santos Dumont realmente tinha inventado o avião foi o que mais me surpreendeu e me interessou. Sempre ouvi boatos que não tinha sido ele, e com esse livro consegui tirar todas minhas dúvidas e me surpreender um pouco.

"Para conquistar aqueles rudes homens, o visionário Gálvez tocou no assunto que mais o indignava: o fato de o Brasil não estar nem aí para aquele lugar." - PÁG 231

Não é o tipo de leitura que estou acostumada a fazer, mas acabei me interessando pelo livro desde de quando vi a capa do mesmo e pronto, cá estou eu fazendo uma resenha e dizendo os principais pontos que eu gostei. Não posso dizer que o livro é ótimo e totalmente verdadeiro, porque isso eu realmente não sei, mas posso afirmar que o livro é interessante e que apesar de tudo o que dizem do mesmo, acho que foi um tempo de leitura bem "gasto". 
Ele ganhou minhas 4 estrelas e confesso ter ficado bem curiosa para ler os outros da série, quem sabe um dia a Ju (dona do livro) não me empresta os outros? rs

PLAYLIST: -


Um Comentário