O PROCESSO

Autor: Franz Kafka
Número de páginas: 254
Editora: Biblioteca Folha de SP

Sinopse: Josef K. é preso em uma certa manhã, sem ter feito nada de errado e sem saber o porquê de sua detenção. Começa então uma longa odisséia entre a prisão, a liberdade provisória e o tribunal, durante a qual forma-se pouco a pouco um vazio ao redor de Josef: amigos, parentes, amores desaparecem como névoa ao sol, e a condenação à pena capital que os juízes lhe infligem sem nunca revelar-lhe o motivo da acusação - que também eles não conheciam - confirma um destino de vítima de obscuros mecanismos opressores decidiram atribuir-lhe.



Segundo livro da meta literária lido, mas primeira resenha da meta literária (estou atrasada demais nas resenhas). 
Bom, este livro me surpreendeu de tantas formas que fico até confusa em vir escrever algo a respeito dele.
Parei e já absorvi as informações e um pouco dos sentimentos, então... Vamos lá.
Este foi o primeiro livro que li do Kafka e já vi/li várias resenhas elogiando sua escrita e o modo que desenvolve as histórias.
Neste livro me senti envolvida desde o começo, foi algo envolvente e que com o decorrer da história foi criando um ponto de interrogação e ainda mais curiosidade para entender o que realmente estava acontecendo.
Os personagens são bem desenvolvidos e a trama em si é tenta ser bem profunda, deixando um ar de mistério e algo meio Sherlock Holmes por assim dizer.
Nosso personagem principal, Josef K. é um homem comum. Com sua rotina e sua vida "pacata", contudo, certo dia ele é acordado por oficiais de justiça e é preso. O maior mistério é: o motivo.
Nem ele, e nem ninguém sabe o motivo pelo qual esta sendo preso e muito menos como sair daquela situação. 
O livro vai nos contar exatamente isto. Os sentimentos de dúvida e de estratégia de nosso personagem, vai nos apresentar os sentimentos femininos das mulheres envolvidas e suas submissões e principalmente vai nos apresentar uma opinião bem forte a respeito do sistema judicial.
É nítido a a critica que o autor quis fazer e ainda maior a opinião que ele possui.
Achei o livro fantástico.
Como disse anteriormente, este foi o primeiro livro do autor que li, e já achei genial. A forma que ele aborda os pontos chaves, como ele descreve e principalmente sua escrita cheia de detalhes e com uma leitura bem gostosa. É fácil compreendê-la e se envolver. 

Confesso que fiquei bem curiosa quanto aos outros livros, e tenho certeza que assim que eu tiver acesso aos outros títulos com certeza os lerei com todo meu carinho (que já existe) pelo Franz Kafka! 

AVALIAÇÃO:



Um Comentário

  1. Uau! Deve ser muito bom! Já coloquei em minha lista de leitura para esse ano!
    Beijo

    www.universomacherie.com

    ResponderExcluir