Já deixou de ser novidade a questão Jac na academia. Esta semana faz um mês que eu finalmente levantei a bunda da cadeira e decidi me mexer. Não vou dizer que vou TODOS OS DIAS DA MINHA VIDA na academia porque seria mentira, mas pelo menos 4 dias na semana com certeza estou por lá. 
Ainda estou na fase de adaptação por assim dizer, meu corpo já esta se acostumando e sentindo falta quando deixo de ir, mas minha cabeça ainda não esta 100% preparada e acostumada diariamente. Por exemplo, hoje é uma segunda feira (14/03) e por motivos pessoais decidi não ir malhar no meu horário normal (no almoço). Hoje por motivos emocionais, repletos de preocupação, deixei de lado o exercício para trabalhar melhor a mente. 
A questão é, não é porque não fui para a academia, pegar peso que pretendo ficar o tempo todo sentada. Ao contrário, vou me movimentar mais. Vou continuar seguindo minha alimentação saudável, vou levantar para buscar as coisas, vou ir caminhando a alguns lugares e vou me levantar mais vezes apenas para me movimentar (nem que seja ir até a janela, ou encher um copo de água).
Tenho plena consciência de tudo o que meu corpo sente falta quando não se movimenta, até o meu humor deixa de ser o mesmo, confesso.
Após a academia, chego bem cansada, mas animada e disposta. Quando deixo de ir, parece que fico com o humor estagnado, da mesma forma que acordei.

Outro ponto legal de se citar é que apesar de eu ter começado os exercícios e ter mantido a minha alimentação saudável, meu peso estagnou. Os números da balança não diminuirão e isto me perturba um pouco. Fico preocupada, confesso. Sou muito ligada aos números. Mas mesmo sabendo que os números são iguais, já vejo bem a mudança no meu corpo, principalmente em relação aos músculos da perna. O braço, continua o mesmo por enquanto.
O processo de desapego da balança ainda me deixa angustiada, mas prometo que vou trabalhar melhor isto.

Agora se posso citar algo que me incomodou, mas que no final das contas fez um bem danado para mim foram as JACADAS.
É muito difícil aderir a vida saudável, principalmente quando você sai de uma época em sua vida onde as jacadas ocorrem em todas as refeições. 
Confesso estar MUITO orgulhosa de mim, pois passo a semana toda comendo bem, coisas liberadas pela nutri, mas sempre me permito uma refeição livre nos finais de semana.
A diferença maior neste final de semana foi, me liberei mais de uma. Foram duas.
Já posso considerar uma jacada. 
Essa jacada afetou ainda mais o meu processo? Com certeza. Estou mais longe do meu objetivo? Pode até ser. Mas estou feliz.
Finalmente comecei a aceitar o fato de que jacar não pode ser algo encarado com mal humor ou como algo péssimo, pois apesar de eu ter saído da minha reeducação alimentar, eu estou me reeducando ainda e não posso deixar de aproveitar minha vida, os momentos e as pessoas que amo somente porque não posso comer as chamadas besteiras.
Me permiti comer uma massa que não é integral e um belíssimo pedaço de pizza. Fiquei pensando depois nisso, mas não me deprimiu ou afetou tanto quanto antigamente. Acho que com o tempo eu tenho aprendido lições maravilhosas em relação a me permitir e a aproveitar momentos. Claro que posso aproveitar momentos sem jacar, e é isso que muitas vezes faço, e é muito bom saber que as pessoas ao meu redor também sabem disso. 
Não encare a jacada como algo MUITO ruim. Encare a jacada como algo que talvez você possa deixar de lado, mas se for te fazer feliz e curtir momentos únicos, não se culpe, apenas compense depois. Vá se exercitar um pouco mais, troque uma alimentação mais calórica por algo mais leve, tome bastante água, tome chá de hibisco ou a água saborizada. Compense seu corpo depois, mas não se culpe. A culpa nos leva a piorar ainda mais a situação.
No final do dia, o que importa não são as gramas que você perdeu ou ganhou porque viveu um momento maravilhoso e sim a felicidade e a gratidão que aquele momento lhe proporcionou.

Seja feliz e ponto final. 


Deixe um comentário